em Arquitetura - Tempo de leitura: 3 minutos

O processo de construir um imóvel próprio é permeado por inúmeras escolhas e, claro, muito, planejamento. Decidir o tipo de construção é uma delas.

Afinal, qual é a melhor opção: investir em um sobrado ou em uma casa térrea?

 Se você ainda não sabe a diferença entre elas, para que perfil elas são indicadas, bem como os prós e contras de cada tipo, este post é para você. Reunimos tudo o que você precisa saber antes de decidir qual é a opção ideal para sua realidade.

 

Entenda o que é: sobrado e casa térrea

Um sobrado é um imóvel dividido em dois ou mais andares. Já a casa térrea, como o próprio nome já sugere, é um espaço situado diretamente sobre o terreno, tendo apenas um andar: o térreo.

Esta é a principal diferença entre os dois tipos de construção: os andares.

No entanto, para decidir qual opção atende melhor suas necessidades, é preciso levar em conta outras características como o tipo de solo — se está em aclive, declive ou se é plano —, o tamanho do terreno onde o imóvel será construído, o perfil familiar e as dimensões pretendidas da casa a ser construída.

 

Sobrado – vantagens e desafios

O sobrado é ideal para quem deseja ter bem divididos os espaços do imóvel: a área familiar e a área para visitas. No andar de cima, é possível colocar os quartos e banheiros privativos. Já no andar de baixo, cabe uma sala de estar, espaço para tv, cozinha americana, ou seja, os cômodos mais sociais da residência.

Foto externa de um sobrado com garagem.

Outra vantagem de quem opta por construir o sobrado é o aproveitamento do terreno. Dois andares (ou mais andares) são suspensos no mesmo metro quadrado, o que pode ainda resultar em mais espaço livre para um jardim, a depender do tamanho do espaço, claro.

Um sobrado também exige menos gastos com telhado, uma vez que a área construída é condensada em um espaço menor. Do ponto de vista arquitetônico, é possível trabalhar melhor o design e a estética de um sobrado por conta dos andares superiores.

No entanto, há algumas desvantagens para quem opta por esse tipo de construção. Subir um andar na casa pode acrescentar cerca de 30 dias no tempo da obra, bem como elevar seus custos em 10% a 12% do valor. Afinal, haverá necessidade de construir escadas (o que pode dificultar a acessibilidade de pessoas idosas ou com algum tipo de deficiência física), um projeto arquitetônico mais elaborado, com fundações e alicerces mais robustos.

Sendo assim, é vantajoso investir um sobrado se você possui as seguintes características:

  • Deseja ter mais espaço mesmo um terreno pequeno;
  • Quer conforto sem abrir mão da privacidade;
  • Deseja investir no visual de fachada e ter vista superior;
  • Tem famílias grandes.

 

Casa térrea – vantagens e desafios

Erguer uma casa térrea é um processo de construção mais simples se comparada à obra de um sobrado. Isso porque não são necessárias fundações e alicerces mais fortes, muito menos escadas para a locomoção entre os andares.

Uma casa de apenas um pavimento.

A casa térrea é uma opção ideal para quem tem terrenos grandes e possui familiares com problemas de locomoção ou com idade mais avançada, já que as escadas dificultariam essa mobilidade no espaço.

Outra vantagem desse tipo de construção são os custos mais baixos em relação à obra de um sobrado. Afinal, a casa térrea não demanda erguer escadas, a utilização de andaimes para construção nos andares superiores, muito menos gastos com materiais para a estruturação mais sólida do imóvel.

Já o desafio para quem opta pela construção de uma casa térrea é o aproveitamento do terreno, já que o imóvel tomará boa parte dele, diminuindo as chances de um jardim, espaço para garagem, etc. É mais difícil também valorizar a estética da fachada em um espaço de único andar. O proprietário também perde no quesito privacidade, uma vez que todos os cômodos se encontram no mesmo pavimento.

Sendo assim, é vantajoso investir uma casa térrea se você possui seguintes características:

  • Seu imóvel possui extensão suficiente para o tamanho da casa pretendida;
  • Tem crianças, pessoas idosas e/ou portadoras de deficiências físicas na família;
  • Deseja ter menos custos por metro quadrado com a construção.

Pronto, agora você já sabe as diferenças entre um sobrado e uma casa térrea e pode decidir melhor qual é a opção ideal para sua realidade. É importante também sempre consultar um arquiteto ou engenheiro para avaliar se os seus desejos e necessidades poderão ser atendidos no tipo escolhido, ok?

Gostou do nosso conteúdo? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Comentários
Posts Recentes
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO?
Bons negócios começam com uma boa conversa. O que você procura?
RESIDENCIALCOMERCIALINVESTIR

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Homem consertando o telhado de uma casa.