em Construção, Geral - Tempo de leitura: 3 minutos

Ao adquirir um terreno, uma das principais preocupações é com a segurança e privacidade. O muro serve justamente para delimitar a área adquirida, proporcionando esses dois quesitos. Além de impedir também a entrada de animais.

Mas como construir um muro consistente? Você sabe como escolher os materiais, bem como a mão de obra para a execução do serviço? Neste artigo, vamos te ajudar a descobrir tudo isso. Confira! 

 

Primeiros passos para construir um muro

Antes de construir um muro, o primeiro passo é escolher o tipo de muro e de material a ser utilizado na obra. Para isso, é importante que um profissional avalie e diga qual a melhor opção para seu caso: muro comum ou de arrimo.

A principal diferença entre um muro comum e um muro de arrimo é sua finalidade: enquanto um é utilizado para divisão de terrenos, o outro serve para fins de contenção.

Suponhamos que você vá comprar um terreno que contenha algum desnível ou declive significativo. Antes de mais nada, é preciso fazer o aterramento para formar uma superfície plana (ou platô), sobre a qual será erguida a construção. 

O problema é que, sem sustentação, essa superfície pode ficar sujeita a deslizamentos e desmoronamentos. É aqui que entra a relevância do muro de arrimo, pois serve para segurar e conter o solo na parte mais elevada do terreno, evitando que comprometa a segurança da construção. 

 

 

Escolhendo os materiais para construir um muro

Escolhendo os materiais para construir um muro

A fim de garantir que o muro tenha consistência, escolher materiais de qualidade são fundamentais. Isso porque o muro é uma das estruturas mais afetadas pelas ações climáticas. Se o material for de baixa qualidade, pode levar à queda posteriormente. 

Existem diferentes matérias-primas e formas de construir um muro. Basicamente, areia, cimento, tijolo e alvenarit são a base para um muro comum. Já para o muro de arrimo, que é mais consistente, são necessários materiais mais reforçados como, por exemplo, tijolinho maciço ou bloco de concreto, além de colunas reforçadas.

 

 

Passo a passo para construir um muro de arrimo

1º passo: planejamento

O projeto e o planejamento para construir um muro de arrimo deve ser realizado por especialistas. Isso porque suportam cargas muito grandes de terra e água podendo facilmente ser tombados, além de outros riscos.

Feito o projeto, é hora do corte no terreno da encosta ou do platô que foi realizado. Ambos os cortes devem ser muito bem planejados e executados para que não ocorra deslizes de terra durante a execução do muro. 

Novamente: esse tipo de trabalho deve ser feito por profissionais da área.

2º passo: fundação

Aqui começa a fase de escavação da fundação do muro. A fundação utilizada para muros de arrimo é a mesma para muros comuns: a sapata corrida

Em alguns casos, antes mesmo das sapatas corridas são feitas brocas para trabalhar em conjunto para melhorar a distribuição das cargas do muro. 

 

 

3º passo: armações de paredes

O próximo passo é a disposição das armações de aço para a parede de concreto armado do muro. Veja se as armações estão em conformidade com o projeto e se estão sendo dispostas como o engenheiro planejou. 

 

 

Nesta etapa, também são dispostos os sistemas de drenagem. É comum utilizar tubos de PVC ao longo da parede para eliminação da água contida na terra. Para realizar a concretagem é necessária fazer as caixarias das paredes. 

 

 

4º passo: concretagem das paredes

A concretagem das paredes deve ser feita com muito cuidado para que o concreto possa preencher de forma adequada para todo o volume da caixaria. Confirme que a textura do concreto esteja pastosa e homogênea para a aplicação. 

 

 

Conte com um especialista

Durante este artigo, mencionamos diversas vezes sobre a importância de contratar um profissional para a construção do muro. 

É ele quem garantirá que seu projeto seja executado com segurança e qualidade. 

Gostou dessas dicas? Confira este outro artigo sobre construção de muros: na divisa ou no seu terreno? Descubra!

Comentários
Posts Recentes
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO?
Bons negócios começam com uma boa conversa. O que você procura?
RESIDENCIALCOMERCIALINVESTIR

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Simulador de financiamento imobiliário: como funciona?