em Construção - Tempo de leitura: 3 minutos

No dicionário, construir é traduzido como o ato de criar, fabricar ou produzir algo a partir da junção de diversos materiais, com base em um projeto.

No entanto, falar sobre obras nunca é tratar somente sobre erguer, reformar ou demolir imóveis. Há mais elementos em jogo do que o que a própria ação sugere. Envolve anseios, expectativas e, claro, sonhos.

Por isso, ainda que não tenha experiência no assunto, ainda que já tenha certa expertise na área, este post é para você. Ele reúne 7 cuidados essenciais para você ter na hora de construir. Veja só:

 

1. Solicitar o alvará de construção

Um dos primeiros passos para iniciar uma obra é verificar quais são os documentos necessários para solicitar o alvará de construção.

É por meio dessa autorização, emitida pela Prefeitura do seu município, que é liberado o início de uma construção, reforma ou demolição.

Essa é uma etapa importante de verificação para saber se o projeto possui um profissional responsável e se atende à legislação específica. Portanto, na hora de construir, é fundamental levar essa parte burocrática em conta. Há, inclusive, uma taxa para a emissão do Alvará.

 

2. Planejar a estrutura

 

Além de contratar um profissional capacitado para o desenvolvimento do projeto e execução da obra, é preciso definir o que você espera e deseja do seu imóvel.

A intenção é erguer um escritório ou um espaço de lazer? Idealiza construir uma casa para receber amigos ou para viver sozinho?

São detalhes que fazem toda diferença para o desenvolvimento de um projeto alinhado às funcionalidades desejadas.

 

3. Fazer um planejamento financeiro da obra

Todos os passos acima concluídos, é hora de seguir adiante no processo de construção: planejar o orçamento da sua obra.

Essa etapa consiste em colocar na ponta do lápis os gastos estimados para construir seu imóvel e ainda uma gordura de 10% do valor total para despesas extras — afinal, é preciso incluir que sinônimo de obra imprevisto.

Portanto, relacione o valor que investirá com pessoal (arquiteto, engenheiro, pedreiros, encanadores, eletricistas etc); com a compra dos materiais; com emissão de documentação; e tudo aquilo que tiver envolvido na construção.

 

Como todo investimento, é preciso um bom planejamento financeiro para uma construção. Levando em conta inclusive imprevistos que venham a acontecer.

É importante ainda ressaltar que um olhar realista sobre o orçamento faz toda diferença. Então, a dica é não planejar gastos que excedam o valor que você pode investir na obra; tampouco construir somente pensando na economia — o que pode afetar a qualidade do seu imóvel.

 

4. Contratar mão de obra qualificada

Se você ficou responsável por contratar as pessoas que, de fato, colocarão a mão na massa para construir seu imóvel, fique atento. Esses profissionais precisam ser de confiança e capacitados para a execução de uma obra.

Então, antes de construir com eles, peça referências, analise o portfólio, visite trabalhos desenvolvidos por essas pessoas. Senão, lá na frente, isso pode ser um grande problema para o cumprimento do projeto e prazo da obra.

 

5. Observar o tipo de solo

Embora essa seja uma característica mais técnica, é importante se certificar de que o profissional que conduz o projeto de construção saiba qual é o tipo de solo do seu terreno.

Essa informação é fundamental para avaliar se o solo abriga o tipo de estrutura que você tem em mente na hora de construir. Portanto, avalie a qual classe pertence seu terreno: arenoso, siltoso ou argiloso.

 

6. Evitar a pressa

Quando se trata de obra, nem todo mundo tem muita paciência para o barulho, sujeira e, claro, a demora para ver um sonho materializado. No entanto, antes de construir seu imóvel, é importante gerenciar a expectativa em relação ao prazo de conclusão da obra.

Sabe por quê? Como foi citado anteriormente, construir é sinônimo de imprevistos. Portanto, estabeleça sempre um prazo folgado para que cada etapa seja feita com qualidade. Acredite: uma obra feita às pressas pode implicar reparos e retrabalho mais adiante. Então, programe-se para um período de paciência.

 

7. Cuidar da relação com os vizinhos

Se o seu lote está localizado em uma área mais isolada, ótimo. Nem precisa terminar a leitura desse item. No entanto, se sua obra vai acontecer em um espaço mais ocupado, é importante ter alguns cuidados para manter a boa vizinhança.

O primeiro é ficar atento para que o trabalho só aconteça no horário permitido pelo condomínio ou dentro do intervalo combinado entre os vizinhos.

Operário segurando um relógio de parede, demonstrando o tempo.

Mantenha tudo de acordo com as regras do condomínio, além de conversar com os vizinhos se possível para informar o horário de funcionamento das obras.

É fundamental também que os entulhos não se acumulem de modo a suscitar a presença de animais indesejados como ratos e baratas. Observar se há circulação de pessoas e carros próximos à área para sinalizar adequadamente possíveis perigos oriundos da obra, ok?

Bom, agora que você já sabe dos principais cuidados que se deve ter antes de construir seu imóvel, que tal seguir a jornada de aprendizado? Baixe agora o Guia Completo sobre como comprar terreno, com todas as informações para embasar você na escolha do seu lote com segurança.

Comentários
Posts Recentes
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO?
Bons negócios começam com uma boa conversa. O que você procura?
RESIDENCIALCOMERCIALINVESTIR

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar