em Arquitetura, Construção, Terrenos - Tempo de leitura: 5 minutos

Você é daquelas pessoas que imaginam a casa antes de comprar terreno? Não se preocupe. É o que a maioria faz. É normal ter em mãos o valor para investir e em mente a casa dos sonhos. Mas, saber escolher o tamanho de terreno ideal para construir aquela casa perfeita que não sai do pensamento, comumente não é algo planejado.

Mesmo assim, fique tranquilo. Não é preciso ser especialista e dominar as técnicas sobre como fazer a planta de uma casa.

É suficiente entender certos detalhes que podem significar muita diferença na hora de transformar a casa perfeita para você em realidade. Por exemplo, que o projeto de construção pode ser definido antes ou depois da compra de um terreno.

Qualquer lote pode ter a casa dos sonhos de alguém. Para isso, basta dispor de um projeto arquitetônico bem feito. Porém, não é qualquer projeto pronto ou aquele idealizado de acordo com suas expectativas, que se adequará a determinado tamanho de terreno.

Para evitar o sacrifício de algum aspecto do seu lote ou do projeto arquitetônico, antes da aquisição de terreno e construção é interessante observar certas peculiaridades. Elas ajudam na escolha do tamanho de terreno mais indicado para a sua planta.

No entanto, tenha consciência de que não se trata de uma receita de bolo, justamente porque são muitas as variáveis a serem consideradas. Procurar orientação de profissionais especializados no assunto, como corretores de imóveis e arquitetos, é uma alternativa aconselhável.

 

Área construída precisa respeitar limites

A primeira coisa que geralmente passa despercebida ao comprar terreno é que a metragem de terreno não corresponderá ao tamanho da construção.Existem normas que regulam a utilização de espaços tanto na frente, como nos fundos e laterais de terrenos.

Então, um lote de 300m² não terá uma área edificada de 300m².Cada município tem sua própria Lei de Uso e Ocupação do Solo, que especifica os recuos obrigatórios para construções em relação aos limites de terrenos.

A frente do lote, por exemplo, nunca é composta por construção. Geralmente, o Plano Diretor do Município determina que seja mantido um espaço de 4 a 5 metros a partir do término da calçada.

tamanho-de-lote-terreno-constuir-casa-de-2-3-quartos-e-possivel-construir-a-casa-ideal-em-qualquer-tamanho-de-terreno

Demonstração do aproveitamento de um terreno.

Nos fundos do terreno o uso deve considerar a privacidade do vizinho. Caso a parte detrás do seu lote esteja encostando na divisa, logicamente é proibido colocar janela ou porta.
Para as laterais a solicitação é de recuo de 1,5m em cada lado, a depender da legislação do município.

 

Zoneamento também impõe limites

O zoneamento classifica uma cidade em áreas e autoriza qual tipo de edificação pode ou não ser erguida em cada uma delas. É ele que especifica se em dada região da cidade só podem ser erguidas casas, prédios, comércio, indústria, ou mais de um tipo de edificação, no caso de áreas mistas.

Também é o zoneamento que determina quantos andares podem ser erguidos em construções de cada área, o que tecnicamente se denomina de gabarito.

Para conhecer o zoneamento no qual um terreno está enquadrado você pode contar com a ajuda de um corretor de imóveis ou consultar a prefeitura. No caso de loteamento em condomínio a orientação é consultar também as regras impostas pelo próprio condomínio.

É-possível-construir-a-casa-ideal-em-qualquer-tamanho-de-terreno?

 

Construir em um terreno com árvores

Quando o terreno tem árvores, se você precisar retirar algumas para construir, primeiro terá de verificar junto a prefeitura a existência de restrições para isso.
Para cortar árvores nativas protegidas por lei é necessário conseguir uma licença. Neste caso, a melhor alternativa é um projeto que mantenha as árvores no lote.

A atitude evita a derrubada de árvores e proporciona um terreno com uma construção integrada à natureza, aproveitando as vantagens que isso pode oferecer.
Outra indicação é buscar informações sobre terrenos em áreas de preservação ambiental e localizados em faixas perto de rios.

 

Seu estilo de vida também conta

Ao comprar terreno considere seu estilo de vida e o da sua família. Nesse aspecto, leve em conta gostos e planos para o futuro, como o fato de terem animal de estimação ou de planejarem ter filhos.

Essa visão faz muita diferença ao definir o projeto da casa que irá construir e, consequentemente, qual o tamanho de terreno ideal para abrigá-la.
Avalie suas necessidades e com base nelas defina como deve ser sua casa: a quantidade de quartos e de pavimentos, por exemplo.

 

e-possivel-construir-a-casa-ideal-em-qualquer-tamanho-de-terreno-01

É fundamental ter acompanhamento de profissionais da área como engenheiros civis e/ou arquitetos, para acompanhar o andamento dos projetos.

Reflita se para você e sua família é mais interessante dispor de uma varanda gourmet ou de garagem para um ou mais veículos. Se precisam de uma área de lazer grande ou de um escritório.

São detalhes como estes que garantem a satisfação com a casa e com o tamanho de terreno escolhido.

 

Outras particularidades podem direcionar para comprar terreno de acordo com gostos pessoais:

  • Um lote que está perto de uma entrada de condomínio ou bairro terá mais ruído do tráfego do que um que esteja em um beco sem saída. No entanto, oferece acesso mais rápido para dentro e fora do bairro.
  • Lotes em rotatórias de condomínios oferecem segurança para famílias com crianças pequenas, mas seu projeto pode ter uma área de frente reduzida.
  • Se um lote é estreito na frente, a largura de uma casa pode exigir sua colocação mais distante na propriedade. Isso também exigirá uma entrada mais longa.
  • Mas, se você quer uma piscina no quintal, uma oficina de jardim, ou outra estrutura adicional, lotes que são mais largos na parte traseira podem fornecer o espaço adicional necessário.

 

Siga as dicas para aproveitar bem um terreno

Para erguer a casa ideal não basta comprar um terreno e sair construindo sobre ele. É preciso ter planejamento para aproveitar bem o lote e depois não ficar reclamando que o tamanho de terreno que adquiriu não atendeu suas expectativas.
Alternativas de aproveitamento não faltam. É só escolher a que melhor encaixa em seu terreno:

Construa um sobrado

A opção mais famosa para aproveitamento de tamanho de terreno é a construção de uma casa na forma de sobrado. Essa ideia é muito bacana, e você pode ampliar o espaço de seu terreno. Porém, tenha em mente que o custo da construção será maior.

Crie um jardim de inverno

 

e-possivel-construir-a-casa-ideal-em-qualquer-tamanho-de-terreno-02

Jardim de inverno uma opção para arejar e iluminar a casa.

Esta é uma ótima ideia para casas que ficam na divisa do terreno. Criar um jardim de inverno permite o aproveitamento do espaço do lote e ainda proporciona ventilação e iluminação para a casa.

Construir na frente ou nos fundos?

A construção da sua casa pode ser feita tanto no fundo do terreno como na frente. Cada situação possui suas vantagens e desvantagens.

Construir na frente de um terreno é mais vantajoso para quem deseja ter uma área com mais privacidade nos fundos do lote. Assim, é possível criar um espaço de trabalho ou até mesmo de lazer atrás da casa.

Representação gráfica de uma construção vista de cima.

Representação gráfica de uma construção vista de cima.

Por outro lado, construções erguidas nos fundos de um terreno tendem a ser mais silenciosas e limpas, dependendo do lugar em que você reside. No entanto, o espaço que sobra na frente da casa muitas vezes é perdido, senão souber aproveitá-lo.

Outro fator determinante neste tipo de escolha deve ser a posição do sol. Um bom arquiteto pode mudar o projeto de uma casa observando o aproveitamento da luz solar. Saiba mais sobre esse aspecto do projeto de uma casa.

 

Tamanho de terreno x tamanho da construção

Independente do tamanho de terreno, sempre há uma solução para desenvolver um projeto arquitetônico adequado às medidas da área. É possível criar alternativas práticas, que unem o útil ao agradável, como nos modelos propostos a seguir:

Casa de 2 quartos

Muitas pessoas pensam que uma casa de 2 quartos requer um terreno gigantesco, mas na realidade não é bem assim.

Um terreno de 200m² já é suficiente para uma casa com 2 quartos. Se você souber aproveitar bem o tamanho do terreno, será mais do que o suficiente.

planta casa 2 quartos

Casa de 3 quartos

As pessoas têm o mesmo pensamento com casas de 3 quartos, mas o raciocínio é o mesmo, basta aproveitar bem o terreno.
Nesse caso, um terreno de 450m² basta para você construir sua casa com esse padrão.

Agora que você está preparado para escolher o tamanho de terreno ideal para construir a casa que tem em mente, é só escolher seu lote entre as várias opções que a
imobiliária SL oferece.

E, se este artigo foi útil para você, encontre outros assuntos interessantes sobre terrenos e construção aqui no Blog e continue a leitura!

Para estar sempre bem informado siga a Imobiliária SL pelas redes sociais!

Comentários
Posts Recentes
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO?
Bons negócios começam com uma boa conversa. O que você procura?
RESIDENCIALCOMERCIALINVESTIR

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

projeto-de-construcao-nao-e-frescura-e-necessidade-e-evita-problemas-futurosCorretor de imóveis e um casal de clientes, negociando m terreno de esquina.