em Construção, Economia - Tempo de leitura: 3 minutos

A média de gasto para construir uma casa na região Sul do Brasil gira em torno de 1.200 reais por metro quadrado

Esse é um índice trazido em julho de 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para estimar o custo médio de uma obra. Mas não necessariamente representa o valor real. Isso porque, claro, é possível economizar com um dos principais gastos: a compra de materiais para a construção.

Então, se você deseja gastar menos, é importante conhecer alguns detalhes para acertar na compra de todos os itens. Será que é melhor investir em qualidade ou em preços baixos? Comprar por etapa ou de uma vez só? Adquirir a quantidade exata ou excedentes? 

A resposta para essas e outras questões sobre como economizar na compra de materiais para construção você confere agora neste artigo. Vamos lá?

 

Defina o orçamento para a obra

Estipular um teto máximo com as despesas de uma obra é o passo número um para guiar todas as etapas da construção. 

Essa é uma forma eficiente de iniciar um planejamento realista, que contempla os limites financeiros da família e ainda confere certa clareza sobre os valores disponíveis para investir mês a mês.

Por exemplo, se você poupou 50 mil reais para erguer sua casa, esse será a sua meta de gasto ao longo do prazo previsto para a conclusão do serviço. Se a obra durar seis meses, você terá pouco mais de 8 mil reais por mês para investir na construção do seu sonho.

Outro ponto que aumenta a eficácia desse orçamento é dividi-lo por partes. Separe um montante para a compra de materiais de construção — questões hidráulicas, elétricas, estruturais, decorativas — para a mão de obra, pagamento de taxas e assim por diante. 

Lembre-se sempre de deixar uma gordura para os imprevistos, ok?

 

Estime os materiais necessários

Nesta etapa, é importante contar com medidas precisas para definir desde os materiais para a construção até os mínimos detalhes, como acabamento e decoração

Todas essas informações vão compor um projeto bem estruturado e, se feito por time de bons profissionais, tendem a garantir uma economia robusta na hora das compras. 

Afinal, esse trabalho será o guia para todo o planejamento da obra e para estimar a quantidade de cada item.

Inclusive, incluir a compra de excedentes nessa lista. Especialistas indicam que é bom contar com 10% de material a mais para cobrir possíveis imprevistos.

 

Compare os preços

Essa é uma dica imprescindível para quem deseja construir uma casa, economizando na compra de materiais para construção. E hoje em dia a internet é uma grande aliada para a comparação de preços.

Portanto, tenha em mãos a lista de itens necessários e comece a pesquisa, se possível, meses antes de a obra ser iniciada.

 

 

Compre por etapas

Além de provavelmente exceder seu orçamento mensal, a compra única de diversos itens reduz as chances de encontrar boas promoções para sua lista de materiais para construção. 

Então, a dica é sempre comprar por etapas. Cumpra pouco a pouco o cronograma de andamento da obra e aproveite para buscar os melhores preços.

Além de aumentar as chances de economia, essa prática ainda facilita o armazenamento dos itens para obra.

 

Leia também: 

 

Busque o custo-benefício

Nem sempre o preço mais baixo vai representar a opção para o seu orçamento. Sabe por quê? Quando o assunto é construção civil, o fator durabilidade conta mais do que o critério preço. 

Afinal, se o material para construção não for bom, será necessário substituí-lo em um menor espaço de tempo, o que provavelmente representará mais custos a longo prazo.

Portanto, sempre leve em conta a relação custo-benefício dos materiais para construção. E vale a máxima: o barato pode sair caro. Construir a casa própria é o objetivo de milhões de brasileiros. 

Porém, para essa etapa ser concluída sem surpresas desagradáveis, é importante se planejar e cuidar para que o orçamento da obra não exceda os limites financeiros familiares, e isso inclui economizar na compra dos materiais para construção. 

Quer saber mais dicas sobre a construção da casa própria. Então, confira agora mesmo mais posts como este em nosso blog.

Comentários
Posts Recentes
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO?
Bons negócios começam com uma boa conversa. O que você procura?
RESIDENCIALCOMERCIALINVESTIR

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Crowdfunding imobiliário: o que é e quais as vantagens?