em Arquitetura, Construção - Tempo de leitura: 3 minutos

O projeto de construção geralmente é encarado como algo que vai elevar o custo de uma obra. Mas, o que acontece quando se dispõe de um bom projeto de arquitetura é justamente o contrário.

Os ganhos vão desde a redução de desperdícios até a garantia de mais segurança. Sem contar que o projeto arquitetônico permite saber como ficará seu imóvel mesmo antes dele começar a ser construído.
Não importa se projeto de construção civil é para erguer uma casa, prédio, ou imóvel comercial. Em qualquer um ele vai orientar como os serviços devem ser executados pelos profissionais de mão de obra.

 

Projeto de arquitetura vai além da aparência

Um segundo “achismo” que não condiz com a realidade é acreditar que o projeto de construção só se preocupa com a estética de um imóvel. Obviamente, a beleza tanto do exterior como do interior de uma obra também é importante e faz parte do projeto arquitetônico.

Por isso, nele constarão orientações para o uso de materiais e de técnicas específicas, para tornar a obra visualmente mais interessante.

A beleza de uma obra é parte importante do conjunto todo previsto em um projeto de construção. A aparência ajuda inclusive a valorizar o imóvel, porque o torna agradável e atrativo aos olhos de quem nele vive ou circula por ele e seus arredores.

É na atenção estética que estão inseridos outros cuidados, como o com a sustentabilidade da edificação. Esse tipo de característica impulsiona o valor de mercado de um bem.

 

projeto-de-arquitetura-vai-alem-da-aparencia

Profissionais avaliando a execução do processo de construção.

Como mencionado, a beleza não é o único resultado esperado de um projeto de construção. Por isso, é indicado procurar por um escritório que desenvolva o projeto de arquitetura com acompanhamento de um engenheiro civil.

O trabalho conjunto desses profissionais fornecerá um projeto que contemple a estética, e ainda, projetos complementares, estrutural, elétrico e hidráulico.

 

Decidir executar uma obra sem o devido projeto de construção pode provocar problemas sérios

Como os listados abaixo, sendo alguns deles, sem possibilidade de resolução. Então, reflita a importância de sua obra contar com um projeto de arquitetura.

  • Gastos com terraplanagem por não se observar os aclives ou declives do terreno.
  • Falta ou mau aproveitamento da luz solar.
  • Inexistência ou pouca ventilação.
  • Espaços grandes ou pequenos demais.
  • Número de tomadas insuficientes.
  • Cômodos em que seus móveis não cabem ou nem passam pelas portas e janelas.
  • Banheiros com mau posicionamento das peças sanitárias e, em consequência, portas que não abrem completamente.
  • Encanamento mal planejado.
  • Excesso de corredores.
  • Desvalorização da paisagem.
  • Falta de privacidade.
  • Desperdício de matéria-prima.

 

Funcionalidade e conforto

Em um projeto arquitetônico os desenhos de um imóvel são feitos para que ele seja o mais confortável possível, e adaptado às necessidades e desejos de seus moradores, visitantes ou usuários (no caso de imóvel comercial, por exemplo).A percepção funcional de cada ambiente é indispensável.

 

funcionalidade-e-conforto

Representação gráfica do projeto de uma casa.

Nesse aspecto, o projeto de construção vai considerar critérios como acessibilidade facilitada e usabilidade. Isso quer dizer que ao desenvolver seu projeto os profissionais estarão pensando na harmonia e na convivência como um todo.

Uma tendência bem atual, provocada pela virtualização dos relacionamentos, é a de projetar ambientais com o propósito de proporcionar a interação entre as pessoas.

 

Responsabilidade pela obra

Quando você contrata profissionais para desenvolverem seu projeto de arquitetura, eles fiam responsáveis pela obra projetada.

Além disso, caso ocorram imprevistos durante os trabalhos você terá a tranquilidade de acioná-los para apresentarem soluções.
Esse feedback dá mais segurança e tranquilidade durante a construção.

 

Entenda quais vantagens você tem ao contar com um projeto de construção elaborado por profissionais:

  • Avaliação técnica da obra.
  • Avaliação do impacto ambiental da construção.
  • Gerência e responsabilidade sobre a execução das obras.
  • Projeto eficaz e personalizado para atender suas necessidades.
  • Orçamento para programar os investimentos.
  • Cálculo das quantidades de materiais necessárias e eliminação de gastos com desperdícios.

 

Uso profissional de recursos e economia

Voltamos ao ponto inicial deste artigo, para reforçar que o projeto de construção não representa uma despesa adicional desnecessária a uma obra.

Independente do tamanho e valor que se pretende investir em uma construção, a utilização de um projeto de arquitetura vai reduzir custos.

Em primeiro lugar, porque o desperdício de materiais será evitado. Em segundo, porque um bom projetista saberá trabalhar com os valores disponibilizados por seu cliente.

uso-profissional-de-recursos-e-economia

Arquiteto observando o andamento do projeto.

A tarefa dos profissionais responsáveis é a de utilizar as técnicas mais inteligentes para criar o melhor projeto arquitetônico.
Significa que arquitetos e engenheiros precisam garantir o melhor aproveitamento de materiais, de acordo com os recursos disponíveis, e mantendo a qualidade dos serviços executados.

Normalmente o projeto de arquitetura é o passo seguinte à compra de terreno. Para este investimento também existem dicas importantes, como sobre o tamanho de terreno ideal para o projeto da sua obra.

Outras orientações podem ser obtidas com corretores de imóveis, pois além do domínio técnico eles têm vivência para indicar as melhores alternativas para você e sua família. Chame um deles para uma conversa aqui.
Comentários
Posts Recentes
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO?
Bons negócios começam com uma boa conversa. O que você procura?
RESIDENCIALCOMERCIALINVESTIR

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

aprenda-como-fazer-terraplanagem-em-terreno-para-construir