em Construção, Geral - Tempo de leitura: 3 minutos

Terraplanagem ou terraplenagem? Eis a questão. Você já ouviu falar sobre as duas formas e fica sempre na dúvida?

Então, neste artigo vamos te explicar se o correto é terraplanagem ou terraplenagem e seu respectivo significado. Confira! 

 

 

Terraplanagem ou terraplenagem?

Vamos lá. A verdade é que as duas grafias existem, mas a forma mais tradicional de escrita é terraplenagem, com E. 

Isso é o que consta nos principais dicionários da Língua Portuguesa. No dicionário Aulete (um dos mais importantes), a palavra “terraplanagem” não existe. Há apenas o termo “terraplenagem”. 

A origem da palavra “terraplenagem” se deu em 1877, de acordo com o dicionário Houaiss, que destaca que provém de “terraplenar + agem”. Mas, apesar disso, o próprio Houaiss inclui a palavra “terraplanagem”, com A, como sendo a forma não preferencial de “terraplenagem”. 

Ainda com esse pensamento, o dicionário Michaelis, apesar de registrar “terraplanagem”, indica a consulta de “terraplenagem”. Já o Vocabulário Ortográfico, da Academia Brasileira de Letras traz as duas formas: tanto terraplenagem, quanto terraplanagem. 

Ou seja, existem as duas opções. Embora a mais usual no Brasil seja “terraplanagem”, a forma tradicional de escrita e, mais correta, seguindo a opinião de alguns professores de português, é “terraplenagem”. 

Mesmo assim, não precisa abolir a palavra “terraplanagem” do seu vocabulário, pois, como vimos, há dicionários que trazem o registro das duas formas. Inclusive, quando você pesquisa por “terraplenagem”, o próprio Google sugere “terraplanagem”. 

Vamos então ao seu significado? 

 

 

O que é terraplenagem?

Terraplenagem ou terraplanagem é uma das etapas de preparação do terreno para receber a construção. Corresponde ao conjunto de ações necessárias que, basicamente, consiste no nivelamento do terreno. 

Ou seja, podemos dizer que é o processo que consiste em mover ou processar grandes partes da superfície do solo.

O principal objetivo da terraplenagem é transformar o terreno em uma área plana. Além de:

  • Criar desníveis;
  • Atingir os 50 centímetros de nível acima da linha da rua;
  • Trocar terra em péssimas condições de trabalho;
  • Eliminar desníveis que geram acúmulo de água da chuva ou outros resíduos.

Por isso, é importante que seja feita de forma correta para evitar erosão e deslizamentos no futuro. 

 

 

Como fazer uma boa terraplenagem?

Para fazer uma boa terraplenagem ou terraplanagem, é necessário transformar todo o terreno em uma área plana. Para isso, é preciso fazer uma escavação no terreno para retirar a camada de terra que está acima do nível desejado. 

Caso seu terreno seja muito inclinado, peça para um profissional avaliar a necessidade de construir muros de arrimo para conter a terra e evitar deslizamentos. Observação: Após construído o muro, é aconselhável aguardar ao menos 7 dias de sol para prosseguir com a terraplanagem. 

 

guia-para-comprar-terreno

 

Além disso, a preparação do terreno pode começar sem alvará de construção. Mas, é indicado que você tenha o projeto arquitetônico pronto, pois é com base nele que serão determinados os níveis e as cotas de aterramento de terreno necessários para a sua moradia. 

Lembre-se que uma boa terraplenagem deve ser feita por uma empresa especializada. 

 

 

Antes de construir em lotes

O serviço de terraplenagem ou terraplanagem tem peculiaridades que merecem ser explicadas separadamente. 

A começar, por esclarecer que o aterro para nivelamento de terreno pode significar a necessidade de remover terra ou de colocar terra no lote. Essas e outras opções dependerão das características de cada área.

Além disso, é recomendável fazer o aterramento de terreno gradualmente. Se a necessidade for de preencher dois metros, por exemplo, o ideal é colocar um metro em um dia e compactar o solo. O restante da terra só deve ser colocado no dia seguinte.

Veja outras dicas sobre construção em nosso blog!

Comentários
Posts Recentes
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO?
Bons negócios começam com uma boa conversa. O que você procura?
RESIDENCIALCOMERCIALINVESTIR

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Como construir um muro consistente?