em Cultura e Lazer - Tempo de leitura: 3 minutos

Está com as férias em vista? Então, este artigo é para você! Para curtir as tão desejadas férias em um destino paradisíaco, que ofereça conforto, praticidade e, claro, tranquilidade, é preciso planejamento

Alugar uma casa é a escolha de muitas famílias que querem desfrutar bem de uma temporada de descanso, gastando menos, especialmente se o grupo é grande. 

No mercado imobiliário, são inúmeras as ofertas disponíveis em catálogos online, anúncios nas redes sociais e nas imobiliárias. Algumas com preços superatrativos e muitas vantagens, outras com boas referências e preços mais altos.

Nesse cenário, é importante saber quais critérios avaliar ao escolher uma casa de temporada. E é sobre isso que iremos falar neste artigo: tudo o que você precisa observar antes de alugar uma casa para passar suas férias. Vamos conhecer?

 

Estado de conservação do imóvel

Se possível, não feche o aluguel de uma casa sem antes visitá-la. Há informações que só podem ser checadas no espaço físico. E assim é com o estado de conservação do imóvel. É difícil, por exemplo, detectar a presença de mofo apenas por imagens enviadas via Whatsapp ou disponíveis na internet.

No momento da visita, é importante também fazer um check-list dos itens que estão em perfeito estado e aqueles que já estão deteriorados. Isso previne tanto sua estada no imóvel, evitando confusão sobre a quebra de objetos, quanto o proprietário, que sabe o que está deixando disponível para o hóspede.

Caso não seja possível a visita, não se preocupe! Outro caminho é pedir a avaliação de outras pessoas que estiveram no imóvel. Uma dica: peça ao próprio proprietário o contato de hóspedes anteriores.

Pergunte se as condições da casa condizem com os aspectos anunciados, se os cômodos e móveis estão em bom estado e tudo aquilo que quiser saber sobre o local. Sites como o Booking e o Airbnb já oferecem essa informação. Seja criterioso para descobrir possíveis desajustes entre o anúncio e a realidade.

 

alugar uma casa

Localização

Antes de alugar um casa é bom checar como é o entorno do imóvel. Pergunte a pessoas que conhecem a cidade como é o bairro em relação à segurança, qual é a disponibilidade de serviços e a quantos minutos fica de distância da praia, a pé, especialmente.

Descubra se a casa faz parte de um condomínio fechado ou se localiza na rua aberta, se há comércio por perto, etc. Uma dica é fazer pesquisa na internet mesmo, buscando notícias do bairro e mapeando as conveniências disponíveis próximo ao local.

Afinal, durante as férias, é importante saber se pode contar com a facilidade de ter mercado, farmácia, banco e padaria próximos de onde está hospedado — além de ter uma noção do grau de segurança que o entorno oferece.

 

 

alugar uma casa

Opções de lazer

Férias são sinônimo de curtição e descanso, não é mesmo? Seja para os filhos, seja para os pais, não há uma pessoa sequer que não queira um leque de opções para desfrutar nesse período. 

Então, um item a ser checado ao alugar uma casa são as alternativas de lazer: piscina, sauna, brinquedoteca, espaço para churrasco, academia etc..

Lembre-se também de confirmar com o proprietário se é possível que o hóspede utilize essas áreas — alguns condomínios restringem o uso para os moradores e seus familiares, por exemplo.

 

Você já leu esses?

 

Pet friendly

Seu animal de estimação também será um companheiro de viagem? Então, ao alugar uma casa cheque com o dono do imóvel se cães e gatos são permitidos no local.

Outros cuidados

Além de saber mais sobre a localização e condições do imóvel, é importante ter cuidados adicionais para evitar dor de cabeça em um período em que você busca exatamente o contrário. 

Por isso, vale destacar que um contrato de aluguel por temporada pode ser de no máximo 90 dias, não sendo considerada como uma relação de consumo. 

Ou seja, não está protegida pelo Código de Defesa do Consumidor. Então, é fundamental checar as informações recebidas no ato da chegada do imóvel, se possível, na presença do proprietário. 

Confira se o check-list de cômodos, objetos e espaços está de acordo com o contratado; e também se as instalações físicas, elétricas, hidráulicas estão em pleno funcionamento. Abra as torneiras, janelas, dê descarga, acenda luzes e verifique os eletrodomésticos.

Sem dúvidas alugar uma casa é um ótimo investimento para o bem-estar da família. Além de pagar um valor mais em conta do que uma estadia em hotéis, a casa de temporada pode trazer mais praticidade para a dinâmica de férias em grupo.

Ficou com alguma dúvida sobre como alugar uma casa para passar férias? Compartilhe-a com a gente, deixando seu comentário neste post!

Comentários
Posts Recentes
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO?
Bons negócios começam com uma boa conversa. O que você procura?
RESIDENCIALCOMERCIALINVESTIR

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

segurança residencial