em Cultura e Lazer - Tempo de leitura: 3 minutos

Férias escolares, festas comemorativas e descanso da rotina de trabalho. O fim de ano é sempre um período propício para viagens. É tempo de visitar familiares, escolher um destino para conhecer e curtir boas férias.

E a última sensação que você deseja ter é a preocupação em deixar sua casa fechada e sem ninguém para tomar conta, certo?

Por isso, neste artigo, você vai aprender alguns truques para garantir a segurança residencial e, claro, sua tranquilidade nas tão merecidas férias ou viagens de fim de ano. Veja só!

 

O que verificar antes de viajar?

A prevenção contra imprevistos na segurança residencial é a melhor amiga das suas férias e viagem de fim de ano.

Às vezes, um incidente acontece quando itens básicos de segurança não são checados antes de sair de casa.

Por isso, a primeira dica para garantir a segurança residencial é a checagem dos seguintes espaços:

  • Portas, janelas e basculantes devidamente fechados e trancados;
  • Aparelhos eletrônicos — televisão, ventilador, micro-ondas, chapinha — fora da tomada;
  • Lixo devidamente dispensando;
  • Cadeado para dentro do portão, evitando mostrar que o imóvel está vazio;
  • Campainha desligada.

 

segurança residencial

 

Evite compartilhar a notícia da viagem

Comente sobre a viagem da família apenas com as pessoas que realmente precisam saber sobre o assunto.

Compartilhar a notícia de que estará fora da cidade é um erro muito comum.

Mas saiba que parte da prevenção para garantir a segurança residencial é manter em sigilo sobre a ausência de pessoas no imóvel.

 

Você já leu esses?

 

Utilize a tecnologia a seu favor

Alarmes

Um sistema de alarme também é um aliado da segurança residencial. Ao identificar a presença de pessoas estranhas, a sirene dispara, aumentando as chances de espantar ladrões.

Algumas empresas até fornecem assistência imediata em caso de incidentes como tentativas de furto e assalto. Nesses casos, o alarme envia um sinal para a empresa, que poderá se dirigir até o local ou chamar a polícia — isso vai depender do tipo de contrato firmado.

Mas, antes de escolher o serviço, faça uma pesquisa para conhecer as funcionalidades e possíveis contras da contratação de empresa especializada em segurança.

Afinal, é imprescindível que o sistema funcione perfeitamente e atenda às necessidades no dia em que seu imóvel precisar. Lembre-se também de checar o funcionamento um tempo antes de viajar. Caso tenha algum erro, contacte a empresa responsável.

 

 

Temporizadores e equipamentos com timer

Sabe aquela história de deixar uma luz acesa para fingir que tem alguém no imóvel? Ela pode contribuir para o contrário: que o ladrão perceba que não há ninguém. Para resolver esse problema, a tecnologia é sua aliada.

Os temporizadores e equipamentos com timer programam o “liga e desliga” dos aparelhos. Os temporizadores de tomada, por exemplo, que são bem comuns em aquários e piscinas, podem ser usados para definir os horários em que as luzes da casa estarão acesas — o que dificultará a percepção de ausência de moradores no imóvel.

segurança residencial

Câmeras

Quando o assunto é segurança residencial as câmeras despontam como um dos principais aliados. O equipamento por si só desencoraja possíveis ladrões a invadir o imóvel.

E, além do efeito inibitório, esse item ajuda a monitorar a casa, seja por meio das imagens que podem ser gravadas ou pelo acompanhamento ao vivo do imóvel via internet.

 

Você já leu esses?

 

Peça para uma pessoa de confiança visitar o imóvel

Contar com a ajuda de um amigo para visitar sua casa enquanto você estiver fora, especialmente se a viagem for longa, é um caminho para garantir a segurança residencial.

Peça para ele recolher a correspondência, abrir portas e janelas e checar se os aparelhos estão funcionando regularmente. A movimentação na casa vai confundir e até mesmo inibir possíveis más intenções de invasão do imóvel.

Curtir as férias de fim de ano ao lado da família ganha mais um toque de tranquilidade se você adota ações para garantir a segurança residencial.

Assim, você se assegura de que fez o possível para evitar ocorrências desagradáveis e evita ser surpreendido no meio da viagem.

segurança residencial

Gostou das nossas dicas? Compartilhe-as com sua rede de amigos!

Comentários
Posts Recentes
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO?
Bons negócios começam com uma boa conversa. O que você procura?
RESIDENCIALCOMERCIALINVESTIR

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

alugar uma casa