em Cultura e Lazer, Economia - Tempo de leitura: 3 minutos

No dicionário, o significado de “bem” está descrito como “aquilo que enseja as condições ideais ao equilíbrio, à manutenção, ao aprimoramento e ao progresso de uma pessoa ou de uma coletividade”. 

Mas essa definição está longe de conseguir padronizar o que é viver bem. No dia dia, cada um tem um conceito do que é ter qualidade de vida e um jeito de percebê-la.

Veja: enquanto para alguns, “viver bem” é morar em um local calmo e tranquilo, perto da natureza, para outros, é indispensável estar em meio a uma metrópole e desfrutar das possibilidades que ela traz. Então, fica a pergunta: como escolher um local para viver bem?

A verdade é que, independentemente das diferenças, existem características que tornam um imóvel ou bairro um local para viver bem. Vamos saber quais são elas e como identificá-las? Continue a leitura!

 

Mapeie seus deslocamentos frequentes

O tempo de deslocamento para a realização de atividades cotidianas, a longo prazo, pode ser um desgaste de energia. Imagine perder horas no trânsito todos os dias para chegar ao trabalho ou até a escola… Ou ter de andar vários minutos até chegar a um ponto de transporte público?

Então, para viver bem é essencial morar em um bairro que facilite a chegada e a saída dos locais que você visita frequentemente. 

Por isso, uma das dicas para garantir a qualidade de vida é imprescindível levar em conta toda sua rota de deslocamento antes de escolher o bairro onde vai morar.

 

 

Analise a infraestrutura

No lugar onde você vai morar, reflita: o que vai facilitar sua vida? E cada pessoa pode ter uma infinidade de respostas diferentes. 

Para alguns, ter acesso fácil a ciclovias e sistemas de compartilhamento de bicicletas contribui para a qualidade de vida. 

Para outros, ter uma garagem coberta e acesso às principais vias é essencial para economia de tempo. 

Já para terceiros, é imprescindível que o imóvel seja rodeado pela natureza ou próximo de praças públicas e parques.

 

Note: cada um possui um estilo de vida e a estrutura mais valorizada varia de acordo com essas especificidades.

 

No entanto, é sempre bem-vindo para um viver bem quando a infraestrutura do local oferece segurança, saneamento básico, abastecimento de água e iluminação pública. E isso quem aponta é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do Brasil.

 

 

Observe o comportamento da vizinhança

A sensação de pertencimento é trivial para quem busca um local para viver bem. Então, quando os vizinhos têm comportamentos parecidos com os seus, fazem parte da mesma cultura que a sua, fica mais fácil de se sentir confortável no local.

Mas, como faz para ter noção de como é o clima na vizinhança? Visite o local em dias e horários alternados e, claro, converse com as pessoas. Observe se as normas e as regras de convivência são respeitadas e até mesmo se o horário para o silêncio também. 

 

Você já leu esses?

 

Valorize locais com mobilidade urbana

Um local que oferece a capacidade de ir e vir com facilidade tem maiores chances de garantir a qualidade de vida para seus moradores. E não só dentro da cidade, com transporte público e vias livres. 

Cidades que se localizam próximas a aeroportos e rodovias de acesso às capitais também são mais atrativas por facilitar a saída dos moradores em viagens, inclusive internacionais. 

Por exemplo, Francisco Beltrão é uma das principais cidades do sudoeste do Paraná e fica próxima de duas cidades que possuem aeroportos — Foz do Iguaçu e Cascavel, além de fazer fronteira com a Argentina e divisa com o estado de Santa Catarina.

Lembre-se: cada pessoa e cada família possui suas preferências e estilo de vida. Então, viver bem, antes de mais nada, é simplesmente o compromisso de alinhar a escolha da própria casa a essas características. 

Por isso, priorize sempre aquilo que é importante para você, levando em conta as suas demandas, certo?

 

 

Gostou das dicas e está em busca do local ideal para viver bem? Então, conheça agora mesmo as opções de loteamento da Imobiliária SL para você construir!

Comentários
Posts Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Depósito caução continua sendo garantia na locação de imóveis?