em Arquitetura, Decoração - Tempo de leitura: 3 minutos

A combinação correta de cores sempre é um ponto fundamental para qualquer decoração. E as paredes são sempre umas das principais escolhas na hora de renovar a decoração de qualquer ambiente. Uma tendência que vem ganhando espaço em projetos criativos é a pintura geométrica.

A pintura geométrica possui uma infinidade de opções de desenhos e pode ser aplicada em qualquer cômodo da casa, seguindo sempre o estilo de onde será aplicado.

Você está pensando agora mesmo em renovar aquele ambiente meio abandonado? Então confira como aplicar essa pintura cheia de estilo.

Com um pouquinho de habilidade e marcações com fita crepe você pode mudar completamente a cara de qualquer ambiente.

Veja o passo-a-passo de como fazer uma pintura geométrica.

 

Materiais necessários

Confira a lista de materiais que você vai precisar:

  • Jornal ou plástico para forrar o chão;
  • Rolo de lã (número de acordo com a quantidade de cores que você vai utilizar);
  • Bandeja de tinta;
  • Fita crepe;
  • Trincha (pincéis);
  • Tinta;
  • Lixa.

 

1 – Primeiro passo: escolha o desenho

Escolha a forma do desenho e marque a área a ser pintada. Utilize um papel qualquer para fazer um esboço, com esse desenho em mãos será mais fácil fazer as diversas marcações.

Lembre-se: quanto menos divisões e cores você definir, mais fácil será a execução.

 

2 – Segundo passo: verifique a parede

Analise a área que será pintada. Caso você encontre irregularidades na parede, passe uma lixa para deixar a superfície uniforme.

Caso ainda sejam necessárias correções, você pode utilizar um pouco de massa rápida. Você a encontra em qualquer loja de tintas.

Feitas todas as correções na superfície podemos passar para o próximo passo.

 

3 – Terceiro passo: cor de fundo e secagem

Escolha a cor de fundo, ela será a cor principal em sua parede. Após pintar totalmente a parede, aguarde o tempo de secagem completa. Este tempo costuma estar na própria embalagem da tinta, e leva normalmente até 48 horas.

 

4 – Quarto passo: marcação do desenho

Agora que a tinta está seca, marque os desenhos geométricos com fita crepe.

Para esse passo qualquer fita pode funcionar, contudo existem fitas próprias para pintura. O importante aqui é apertar bem contra a parede, para que a tinta não penetre sob ela.

Caso você opte por triângulos, um esquadro pode servir de guia para deixar a fita bem reta. Uma régua grande ou um nível também pode ajudar nessas horas. Fique atento para não deixar a fita torta.

 

5 – Quinto passo: pinte as formas

Com todas as marcações preparadas, inicie a pintura das formas geométricas. Não dissolva a tinta, isso evita que ela escorra, e com isso você não compromete o andamento da pintura.

Dica: ao escolher as cores para as formas lembre-se, cores escuras dão a impressão de sombra e fazem os ambientes parecerem menores, já tons mais claros vão ressaltar a luz e dar sensação de mais espaço.

Esta é uma etapa que exige paciência, então nada de utilizar muita tinta no rolo para ganhar tempo. Estamos quase no final e você não vai querer jogar todo o trabalho fora, não é mesmo?

 

6 – Sexto passo: retire as fitas no tempo certo

Fique atento à secagem da tinta nesta etapa. Não espere a secagem total, pois pode danificar a pintura ao retirar as fitas. Verifique se a tinta está seca ao toque, então pode começar a retirar a fita da parede. Em alguns casos será necessário o retoque nas bordas das figuras geométricas.

O retoque pode ser feito com a trincha ou com um pincel de sua preferência.

Ainda está com dúvidas? Então confira o tutorial logo abaixo:

 

 

Esperamos que esse tutorial tenha ajudado você a renovar e deixar cheio de estilo os seus ambientes. Aproveite também para deixar nos comentários o resultado da sua decoração nova. Então mãos à obra e até a próxima!

Comentários
Posts Recentes
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO?
Bons negócios começam com uma boa conversa. O que você procura?
RESIDENCIALCOMERCIALINVESTIR

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

conheca-o-drywallcomo projetar a iluminação de áreas externas