em Economia - Tempo de leitura: 2 minutos

Comprar um imóvel para morar ou comprar como investimento são coisas diferentes, com aspectos distintos a serem levados em conta. Mas em ambos os casos esta é uma pergunta válida a se fazer: construir ou comprar o imóvel pronto?

Já comentamos neste outro artigo o que há de vantajoso em comprar lotes e construir como investimento. Aqui vamos falar de imóvel para morar. Como, por exemplo, um casal de noivos ou recém-casados pode dar início ao sonho da casa própria?

Vamos considerar as possibilidades.

 

Escolhendo o terreno

Caso ainda não tenham um terreno, existem muitos pontos importantes a serem considerados. É fundamental que o casal tenha claro entre si o que querem, as características de cada um e a realidade em que vivem. Qual é o projeto de vida que querem compartilhar.

escolher terreno para Construir ou comprar imóvel pronto

Assim, além do valor, outras questões devem ajudar a definir a localização do lote a ser comprado: se têm ou vão ter filhos logo, onde cada um trabalha, a preocupação que tem com segurança, o trânsito na região, a proximidade e custo de serviços de transporte, mercados, hospitais, etc. Querem um lugar próximo ao centro ou procuram um refúgio mais afastado e tranquilo?

 

Preparando para construir 

Já tendo o terreno, é hora de começar a construir e colocar o projeto da casa em prática. Afinal é possível planejar a casa de acordo com as necessidades da família, pensando nos cômodos exatamente como se precisa e dentro do orçamento.

É preciso então levar em conta a infraestrutura presente no terreno, a posição do sol tanto no verão quanto no inverno e certificar-se de que está tudo legalmente correto com o lote – registro, impostos, etc.

Construir ou comprar imóvel pronto - posição solar

A escolha dos profissionais que irão ajudar no projeto também é de grande importância: engenheiro, arquiteto, designer de interiores e assim por diante. Da mesma forma, é imprescindível a pesquisa de preço e qualidade do material para a construção. O processo de construção em si também requer muita atenção. Tem que se assumir o papel de fiscal de obra: verificar e exigir o cumprimento do projeto e uso correto dos materiais.

 

Vantagens de construir

Criar e dar vida ao projeto da casa requer esforço e paciência. Mas é um trabalho que vale a pena. Vantagens de construir ao invés de comprar:

  • Os espaços podem ser melhor planejados;
  • Pode-se construir o melhor projeto possível dentro do orçamento disponível;
  • A casa pode ter todas as características e detalhes personalizados, feito exatamente como o casal deseja;
  • O projeto pode valorizar os espaços mais usados e economizar nos demais.

Mas entre todas estas vantagens, a economia é a principal. Em comparação com a compra de um imóvel pronto, o custo de construir a própria casa pode ser até 30% menor. Além de poder planejar ampliações ou melhorias futuras, conforme as economias vão permitindo o investimento na construção.

Se você também achou interessante a possibilidade de construir no seu terreno ao invés de comprar um imóvel pronto, a Imobiliária SL irá lhe indicar um consultor para orientar a compra do seu lote. Solicite agora o contato de um consultor.

Comentários
Posts Recentes
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO?
Bons negócios começam com uma boa conversa. O que você procura?
RESIDENCIALCOMERCIALINVESTIR

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

procurando-terreno-para-construir-sua-casa-saiba-como-aproveitar-melhor-a-posicao-solar