em Economia, Imobiliária, Terrenos - Tempo de leitura: 3 minutos

Investir em um imóvel e comprar o primeiro terreno nunca foi algo fácil. Além disso, a situação do país não é muito favorável para aqueles que querem realizar grandes investimentos.

Muitas pessoas passam a vida toda tentando economizar para poder comprar seu primeiro terreno, e muitas nunca conseguem, tendo que viver sua vida toda pagando aluguel.

Entretanto, ainda é possível comprar o primeiro terreno com certo conforto e segurança, basta economizar e seguir as dicas certas.

Portanto, neste artigo daremos algumas dicas para que você possa economizar de forma correta e eficiente para comprar o primeiro terreno de sua vida.

 

Começar a Investir

Basicamente, existem 2 tipos de renda para investir: fixa e variável.

A renda variável possui um risco muito maior, justamente por ser variável, ou seja, você não sabe o quanto receberá no final de seu investimento, e pode acabar com menos do que investiu inicialmente, ou nada.

começar a investir

Portanto, falaremos apenas da renda fixa, pois é um investimento seguro e que o ajudará a chegar em seu objetivo de forma mais segura.

 

CDB

Muitos consideram o CDB (Certificado de Depósito Bancário) o melhor investimento em renda fixa, pois é muito eficaz, além de ser bem seguro e simples.

Basicamente, você estará emprestando dinheiro ao banco, e este pagará juros a você de acordo com o tempo que você deixar o dinheiro com eles, muito semelhante à poupança.

 

O CDB pode ser dividido em dois: pós-fixado e pré-fixado.

Investir no pré-fixado significa que você sabe desde o início do investimento o quanto receberá no final.

Já no pós-fixado você é dependente da taxa DI, ou seja, você receberá um percentual dessa taxa atrelado ao valor que investiu.

 

Tesouro Selic

O Tesouro Selic é o investimento mais seguro de todos, pois se trata de um título público e, portanto, você conta com a segurança do governo, ou seja, você só perderá seu dinheiro caso haja uma catástrofe econômica de enormes proporções no pais.

investir no tesouro selic

Economize nas Pequenas Coisas

Normalmente não nos damos conta, mas se somarmos o que gastamos todos os dias com pequenas coisas, com certeza nos surpreenderíamos. A economia no dia-a-dia pode fazer muita diferença no fim do mês.

O mercado é o lugar onde os gastos com coisas desnecessárias são maiores. Antes de ir ao mercado, faça uma lista de todas as coisas que você realmente precisa e compre somente isso, evitando assim gastos dispensáveis.

economize nas pequenas coisas

Ou até mesmo em um almoço, onde escolhemos os pratos e as bebidas mais caras. Isso pode ser mudado, não é mesmo?

 

Pense Antes de Comprar

Como foi dito antes, sempre pense antes de comprar algo e veja se aquela compra é realmente necessária e coerente.

Diversos gastos podem ser reduzidos, uma vez que muitas coisas que adquirimos são “desnecessárias” e até mesmo supérfluas.

Compre somente aquilo que você precisa usar no presente e tente gastar o mínimo com lazer.

Nunca compre nada por impulso, pois um pequeno deslize pode fazer com que você gaste mais do que deveria, fazendo com que seus planos para o mês, ou até mesmo para seu futuro, desabem.

 

Economizar Até 20% do Valor Pretendido

Antes de ao menos começar a pensar em comprar o primeiro terreno, você deve ter guardado, no mínimo, 20% do valor total que planeja pagar. A ideia é usar esse valor economizado como entrada na compra do terreno, e obter melhores condições de financiamento.

Dessa forma, você faz seu investimento com mais segurança, evitando problemas futuros como dívidas e multas e juros altos.

Ainda assim, é importante que você economize o máximo que puder antes de realmente tomar uma decisão. Tente dar uma entrada bem alta e financiar o menor número de parcelas possível.

Com isso, os juros diminuem e você acaba gastando muito menos do que gastaria se dividisse o valor em mais vezes. O que no início pode parecer vantajoso teoricamente, porém, a longo prazo, não é.

 

Treine o Seu Bolso

A economia é um hábito! Com muito treino você também conseguirá economizar grandes quantias e realizar grandes aquisições. Comece com quantias pequenas e vá subindo aos poucos.

Antes de comprar o seu primeiro terreno, o ideal é que. Alguns meses antes, você já seja capaz de economizar esta 30% da sua renda. Assim, você terá mais segurança para pagar a parcela de seu terreno. Tendo em vista que ela dificilmente ultrapassará este valor.

treine o seu bolso

 

Comprar o primeiro terreno fará você realizar certos sacrifícios e esforços.

Entretanto, se você seguir nossas dicas da maneira correta. Sempre pensar antes de tomar qualquer decisão e colocar este objetivo como prioridade em sua vida. Pode ter certeza que você não se frustrará.

Tudo isso leva tempo e, por incrível que pareça, muito treino. Você tem que habituar a sua mente e mostrar a ela que economizar é sempre a melhor opção. E a mais segura também.

E então, gostou do artigo? Então continue no nosso blog onde nós disponibilizamos diversos outros artigos interessantes. Siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de tudo!

Comentários
Posts Recentes
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO?
Bons negócios começam com uma boa conversa. O que você procura?
RESIDENCIALCOMERCIALINVESTIR

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

procurando-terreno-para-construir-sua-casa-saiba-como-aproveitar-melhor-a-posicao-solarComprar terreno, foto aérea de um terreno.