em Economia - Tempo de leitura: 3 minutos

Financiamento para construir: tudo o que você precisa saber

O projeto do seu imóvel já está todo na cabeça. Da localização do terreno até os detalhes da decoração dos ambientes, você já sabe o que deseja para cada parte da casa. 

No entanto, para a etapa de concretização, o processo trava: você não faz a mínima ideia do passo a passo para conseguir um financiamento para construir o imóvel.

Se isso está acontecendo, este artigo é para você. Reunimos tudo o que você precisa saber sobre o financiamento para construir: quais são os documentos exigidos, pré-requisitos, cuidados e tempo médio para uma aprovação etc. Siga a leitura! 

 

Como escolher um financiamento para construir?

O primeiro passo é avaliar quanto você quer e pode investir na construção do seu imóvel, levando em conta os custos com a compra do terreno, taxas, impostos, mão de obra e materiais para a construção. 

O segundo é decidir o que você vai financiar: se todas as etapas desde a compra do terreno ou somente a parte da construção, por exemplo.

Outro dado de realidade é que as instituições de crédito não costumam financiar 100% do valor do imóvel. Então, planeje-se para oferecer uma quantia de entrada. Quanto maior ela for, menor vai ser o preço do crédito. 

financiamento para construir

Depois é hora de pesquisar no mercado as melhores condições de financiamento para construir. Busque bancos com os quais você já tenha um bom relacionamento, isso pode fazer diferença para conseguir juros melhores.

 

+Leia: Como comprar um terreno barato? 

 

Quais as exigências do financiamento para construir?

Cada instituição financeira faz exigências específicas para oferecer o financiamento para construir. Veja a seguir as mais comuns:

  • Não possuir restrições financeiras no mercado, ou seja, ter o nome limpo;
  • Ser emancipado ou ter mais de 18 anos;
  • Comprovar renda para pagamento do financiamento.

 

Baixe a tabela de parcelamento de imóveis em até 180 meses.

 

Quais os documentos necessários para o financiamento para construir?

Isso também varia de acordo com o banco. Mas saiba que quanto maior for o imóvel e, por conseguinte, o valor do financiamento, a exigência de documentação tende a aumentar. 

Geralmente, estes são os documentos necessários para a liberação do crédito:

  • Alvará da construção emitido pela Prefeitura;
  • Projetos da planta baixa e fachadas;
  • Cronograma completo da obra;
  • Memorial descritivo de materiais e serviços.

 

+Você já leu esses?

 

Quais cuidados tomar no financiamento para construir?

É preciso atenção para analisar as opções de financiamento para construir. São diversas taxas e informações que, se bem observadas, evitam surpresas desagradáveis na hora do pagamento. Por isso, é importante observar 3 itens antes de fechar uma proposta. Veja só:

 

financiamento para construir

 

Verifique o Custo Efetivo Total (CET) 

Este é o valor total que você irá pagar pelo financiamento para construir. Inclui as taxas de juros, impostos, o valor principal e todas as despesas da operação. Portanto, é um item que traz muita clareza sobre o quanto irá desembolsar para tirar seu projeto do papel.

financiamento para construir

Analise o plano de reajuste

O reajuste dos financiamentos para construir acontecem com base em algumas tabelas imobiliárias, como o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), a tabela Price e o sistema de amortização constante, que é a tabela SAC. Esses índices devem ser observados com cautela também para evitar surpresas desagradáveis.

 

Investigue as condições de rescisão e repasse do contrato

Outro ponto essencial é dar atenção às cláusulas contratuais que dizem respeito aos casos de cancelamento ou repasse do contrato. Observe quais as consequências de uma possível rescisão caso algum imprevisto surja.

Bom, passada a análise e definição de qual financiamento para construir é ideal para seu perfil, é chegada a hora de esperar pela aprovação. Mas em quanto tempo isso ocorre? De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABCEIP), a estimativa de liberação do crédito pelos bancos é de 40 dias

Já as construtoras costumam ter um prazo mais extenso: entre 30 e 60 dias. Todos contados a partir da emissão do habite-se do imóvel — documento emitido pela Prefeitura que garante que o imóvel está pronto para ser habitado.

 

+Você já leu esses?

 

Conheça os lotes da Imobiliária SL

A Imobiliária SL oferece diversas opções de terrenos para construir, seja para investir na casa própria, dar um upgrade na moradia ou para a construção de um empreendimento. São lotes que variam de tamanho, localização e preço com o selo de qualidade de uma empresa que está há 27 anos no mercado, aproximando cada cliente dos seus sonhos.

Agora que você já sabe o passo a passo de como solicitar seu financiamento para construir, conheça algumas opções de terrenos para seguir na concretização do seu objetivo. 

Comentários
Posts Recentes
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO?
Bons negócios começam com uma boa conversa. O que você procura?
RESIDENCIALCOMERCIALINVESTIR

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar