em Economia, Imobiliária - Tempo de leitura: 3 minutos

O mercado imobiliário está em recuperação. Depois de anos em recessão, o setor dá sinais de crescimento e tende a prosperar ainda mais em 2020. 

A queda histórica na taxa Selic, o crédito imobiliário mais barato e a diminuição do endividamento da população são alguns dos fatores que contribuíram para essa reação positiva em 2019.

Se você está buscando oportunidades de investimento em imóveis ou pensando em fazer um upgrade de moradia, este artigo é para você. Apresentaremos um balanço do mercado imobiliário em 2019. Veja só!

 

Captação recorde de recursos para o setor

Construtoras e incorporadoras captaram mais de R$ 4 bilhões de reais em 2019 para investimento em empreendimentos residenciais e comerciais. 

Além disso, o mercado imobiliário contou com a diminuição do estoque de imóveis e aumento das vendas de unidades na planta, que ainda vão ser construídas.

 

Diminuição de inadimplência e vacância

2019 foi o ano positivo para quem tem nos imóveis uma fonte de renda recorrente. Isso porque, neste ano, registrou-se um aumento no valor do aluguel e também houve uma diminuição na taxa de vacância do país

Ou seja, o número de imóveis disponíveis para alugar ou vender reduziu em relação ao volume total dos empreendimentos disponíveis no Brasil.

Ao mesmo tempo, houve uma queda nos índices de inadimplência, o que significa que os inquilinos estão podendo arcar com o valor mensal do imóvel alugado. 

 

+Você já leu esses?

 

Aumento na procura por imóveis

A queda histórica da taxa Selic foi um fator preponderante para o aumento na procura por imóveis em 2019, seja para investir ou para moradia. 

Com a baixa, os juros dos créditos para financiamento de imóveis diminuiu, aquecendo o mercado imobiliário. 

 

Aumento na venda de terrenos

Outro efeito da taxa Selic foi o aumento das negociações de terrenos. Com o mercado imobiliário aquecido, há maior busca das construtoras e incorporadoras por novos negócios.

 

 

Menor número de ações trabalhistas no setor

A Reforma Trabalhista trouxe benefícios para o mercado imobiliário. Embora pareçam assuntos distantes à primeira vista, a nova lei que regulamenta as relações laborais permitiu que o setor de construção civil terceirize sua atividade fim, diminuindo assim os custos com possíveis condenações e contingências da Justiça.

 

Decisões do STJ

O Superior Tribunal de Justiça deu o parecer em questões importantes para o mercado imobiliário. 

Foi atualizada a forma de cobrança de juros, no caso de distrato; e, em casos de atraso da obra, as incorporadoras e construtoras também vão ter que se adaptar às mudanças em relação ao índice de correção do saldo devedor e indenização por privação de imóvel.

 

 

Números do mercado imobiliário

De maio de 2018 a abril de 2019, o Brasil atingiu a média de 3,3 mil unidades lançadas a cada mês. Somente no 1º trimestre deste ano, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção apontou um aumento de quase 10% nas vendas em relação ao mesmo período no ano anterior, 2018, e um avanço de 4% no lançamento de novas unidades

O cenário favorável para o mercado imobiliário também foi endossado pelo crescimento da participação do setor de construção civil no PIB brasileiro e pela abertura de novos postos de trabalho.

 

mercado imobiliário

Expectativa para 2020

Depois de um largo período com baixas expectativas de crescimento, o cenário do mercado imobiliário ganha outro tom. 

De acordo com especialistas da área, o ano de 2020 traz uma perspectiva de maior liberdade econômica e segurança jurídica para o crescimento do setor.

Além disso, há uma expectativa de que o Governo Federal amplie a verba para programas de moradia, como o Minha Casa, Minha Vida; e lance um novo projeto com a injeção de R$ 450 milhões no setor. 

Outra característica provável para 2020 é a permanência a variedade de crédito para financiamentos imobiliários disponível no mercado, já que a taxa Selic seguirá em baixa.

O mercado imobiliário está cada vez mais favorável para quem deseja investir em um imóvel próprio seja para morar, seja para ter como fonte de renda variável. 

A expectativa é de crescimento e de baixas taxas de juros para contratar empréstimos e financiamentos.

E, então, ficou animado em dar mais um passo? Veja agora mesmo as melhores opções de loteamentos para você construir da Imobiliária SL.

Comentários
Posts Recentes
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO?
Bons negócios começam com uma boa conversa. O que você procura?
RESIDENCIALCOMERCIALINVESTIR

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Adquirir imóvel