em Cultura e Lazer, Economia - Tempo de leitura: 3 minutos

Quando o assunto é moradia, a disponibilidade de serviços básicos de infraestrutura e a densidade de moradores por dormitório são algumas das características que interferem diretamente na qualidade de vida da população. Isso é o que aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mas, sabemos: segurança, lazer, saúde e bem-estar também são itens essenciais para complementar a qualidade de vida da família.

Neste artigo, explicaremos por que e como a moradia impacta na qualidade de vida das pessoas. Saiba agora!

 

Qualidade de vida: o que é mesmo?

Embora seja um conceito subjetivo, alguns fatores bem palpáveis contribuem para o aumento ou diminuição da qualidade de vida.

Como já dissemos, no quesito moradia, de acordo com o IBGE, figuram aspectos como a disponibilidade de serviços básicos de infraestrutura —  abastecimento de água, rede sanitária, iluminação, coleta de lixo, entre outros — e quantidade de pessoas por dormitório, dois no máximo.

No entanto, se ampliamos a visão, a ideia de qualidade de vida passa por diferentes áreas: diz respeito à:

  • saúde mental e física;
  • ao trabalho;
  • ao meio ambiente;
  • e ao lazer.

Portanto, vai além da estrutura física de um imóvel.

 

Você já leu esses?

 

Como a moradia interfere na qualidade de vida

Pense conosco: o tempo é um recurso finito e escasso. Portanto, um dos bens mais valiosos hoje em dia.

Mas, claro, cada família apresenta uma dinâmica diferente. A organização do tempo tem a ver não só com o ponteiro do relógio. Molda-se pela relação entre a disponibilidade de horas versus recursos financeiros.

Então, nessa dinâmica, aparecem necessidades de moradia que interferem na qualidade de vida. Veja só:

  • “Moro perto do trabalho, chego em cinco minutos!” (proximidade do trabalho);
  • “Tem um mercado e uma farmácia ao lado da minha casa!” (acesso fácil a serviços);
  • “Acesso o transporte público a poucos passos da minha rua” (mobilidade);
  • “Meus filhos podem brincar na rua sem muitas preocupações!” (segurança).

E assim as pessoas economizam preciosos minutos entre o trajeto de casa para o trabalho, escola, supermercado, farmácia, shoppings, etc., e ganham qualidade de vida.

Além do quesito tempo, características como proximidade da natureza e privacidade também contam na régua para medir a qualidade de vida.

 

 

Fatores que devem ser considerados

Alguns indicadores expressam a qualidade de vida na moradia. Por isso, leve-os em conta na hora de escolher o tipo de imóvel e a localização na cidade. Veja:

Comodidade

Para quê? Economizar nosso recurso mais precioso: o tempo. Analise se o entorno do imóvel é capaz de oferecer condições para que, no dia a dia, você possa se locomover com rapidez e resolver suas demandas.

Portanto, observe se as vias de acesso ao local costumam ter trânsito intenso ou se há proximidade de serviços como mercado, farmácia, restaurantes, escolas, etc.

Infraestrutura

Embora óbvio, pode passar batido na avaliação de quem está buscando uma moradia. Confira se há saneamento básico, acesso à internet, abastecimento de água e iluminação pública.

Segurança

Em tempos de alta criminalidade, é essencial rastrear como é o dia a dia do bairro onde está pensando em morar. Observe se há postos policiais no entorno e como está o índice de violência no local, com furtos, roubos e assaltos.

 

Você já leu esses?

 

Pontos positivos de Francisco Beltrão

Qualidade de vida e Francisco Beltrão estão juntas. Não à toa, a cidade é considerada a 5ª melhor cidade brasileira em infraestrutura e figura entre as 40 melhores pequenas cidades para envelhecer no Brasil, além de ter ganhado o título de melhor cidade do país em atenção à juventude.

O reconhecimento traduz a realidade de Francisco Beltrão marcada por uma economia forte e um polo de educação do sudoeste do Paraná, contando com três universidades e diversas faculdades. Inclusive, é o maior município da região e concentra a maior parte dos serviços e comércio.

E não para por aí! A localização da cidade, próximo a importantes municípios do Paraná com aeroportos, facilita o descolamento dos seus moradores e reforça a perspectiva de crescimento econômico.

 

Leia também: Francisco Beltrão é a cidade certa para viver com qualidade de vida

 

Gostou da ideia de morar em um lugar que alia qualidade de vida, infraestrutura e forte economia? Veja agora mesmo as opções de loteamento em Francisco Beltrão!

 

Comentários
Posts Recentes
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO?
Bons negócios começam com uma boa conversa. O que você procura?
RESIDENCIALCOMERCIALINVESTIR

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar