em Economia - Tempo de leitura: 3 minutos

O cenário econômico brasileiro vem aquecendo o setor imobiliário. Em um intervalo de dois anos, a Selic — taxa básica de juros que regula a economia — caiu mais de 60%, atingindo o menor patamar histórico desde 1996. Com a queda, o momento pode ser interessante para quem deseja contratar um crédito imobiliário e investir na compra de um imóvel.

Quer entender mais sobre o assunto? Neste artigo, vamos mostrar como a taxa Selic influencia no setor de construções e se essa taxa realmente deixa o crédito imobiliário mais barato. Confira!

 

Crédito imobiliário e a taxa Selic

Sim, o crédito imobiliário tende a ficar mais barato com a queda da taxa Selic. Isso porque, entre outras variáveis, o banco toma como base o valor da taxa para definir os juros embutidos no crédito para a compra de imóvel. Dessa forma, quanto menor a taxa Selic, menores são os juros que os bancos cobram para emprestar dinheiro.

Com o preço do crédito mais barato, a compra de um imóvel financiado passa ficar mais atrativa, inclusive, como forma de investimento —  já que os fundos de renda fixa passam a render menos com a taxa Selic em baixa.

Então, para o cenário imobiliário, é um momento positivo: tanto para quem deseja comprar um imóvel por meio do crédito imobiliário (está mais barato pegar dinheiro emprestado), quanto para quem deseja vender, que encontra um mercado aquecido.

 

+Leia: 6 coisas que você precisa fazer para ter a casa própria 

 

Mas por que o crédito imobiliário está mais barato?

Um fator que contribui para a definição das taxas de juros nos empréstimos é o risco de inadimplência. No caso dos imóveis, ao oferecer o crédito imobiliário, o banco coloca o próprio imóvel como garantia de pagamento, ou seja, se o tomador do empréstimo não honrar com as parcelas, o banco toma-o.

Esse é um dos motivos que fazem com que o crédito imobiliário seja uma das linhas de financiamento que acompanham com mais fidedignidade a taxa Selic. O risco de o banco não receber o crédito de volta é muito menor do que nas outras linhas de financiamento pessoal.

Portanto, sim, o crédito imobiliário é uma das linhas que ficam mais baratas quando a taxa Selic cai.

 

+Leia: Como comprar um terreno barato? 

 

Cuidados ao optar pelo crédito imobiliário

Sim, o cenário está promissor para quem deseja contratar um crédito imobiliário. Mas é preciso tomar certos cuidados para não ser levado pela onda das facilidades. A compra de um imóvel é um dos maiores investimentos que uma pessoa faz na vida e, portanto, é preciso cautela para uma oportunidade não virar uma grande dor de cabeça. Veja 3 dicas essenciais:

Entenda os custos adicionais do crédito imobiliário

Não é somente o preço do crédito que deve ser levado em conta. Mesmo com o momento de baixa de juros, existem outras taxas e números bastantes significativas no crédito imobiliário. São eles: o número de parcelas, o custo efetivo total do financiamento, despesas contratuais, impostos, comissão para o banco, etc. Análise mais de uma proposta e, após contabilizar todas as despesas, veja se o financiamento cabe realmente no seu orçamento.

Planeje o orçamento da família

O desejo de investir em um imóvel e o bom momento econômico podem influenciar na decisão precipitada de contratar um crédito imobiliário. Por isso, um dos cuidados é saber se há um planejamento financeiro para incluir os novos boletos (nada baratos) no orçamento familiar.

É importante avaliar a própria renda, contar com o apoio da família na decisão e, claro, pesquisar a fundo as opções disponíveis no mercado.

Não tenha pressa

É possível contratar um crédito imobiliário antes mesmo de encontrar o imóvel que procura. Então, se você já tem o planejamento financeiro para investir na compra, já destrinchou os custos que envolvem o financiamento, não se apresse para achar uma casa ou apartamento com medo de não conseguir as boas condições de mercado, ok?

 

Saiba como a imobiliária SL pode te ajudar

A imobiliária SL é uma empresa sediada no Paraná com 27 anos de atuação no mercado imobiliário, aproximando o cliente do imóvel dos seus sonhos. Oferece opções de terrenos e loteamentos seja para quem deseja construir uma casa, investir para o futuro ou começar um negócio.

Há um time de profissionais capacitados para a realização de negócios justos, com toda ética e responsabilidade que a prática exige.

Agora que você já sabe que o momento está favorável para a contratação de um crédito imobiliário, que tal conhecer algumas das opções oferecidas pela imobiliária SL? Veja agora algumas opções.

Comentários

Posts Recentes
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO?
Bons negócios começam com uma boa conversa. O que você procura?
RESIDENCIALCOMERCIALINVESTIR

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Financiamento de imóvelfinanciamento para construir