em Economia - Tempo de leitura: 3 minutos

Formado pela união de 42 municípios, o Sudoeste do Paraná abriga mais de 620 mil pessoas de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

A região faz fronteira com a Argentina, divisa com o estado de Santa Catarina e é conhecida por oferecer qualidade de vida e acesso à educação de qualidade para os seus habitantes.

Mas, para além desses itens, morar no Sudoeste do Paraná apresenta diversas vantagens em relação à localização, expectativa de crescimento e oportunidades de trabalho. E é sobre isso que falaremos neste artigo. Siga a leitura!

 

Localização

Sua localização próximo a importantes municípios do Paraná, como Foz do Iguaçu e Cascavel — que abrigam aeroportos —, também é um fator positivo para quem deseja morar no Sudoeste do Estado. Como falamos, a região faz fronteira com a Argentina e divisa com Santa Catarina.

 

+Leia também: Impacto do voo Francisco Beltrão para o sudoeste do PR

 

Infraestrutura

Quem deseja morar na região Sudoeste do Paraná encontra nas redondezas um município que é polo da economia, política e população: Francisco Beltrão. Ele abriga importantes instituições de ensino como a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná, além de oferecer infraestrutura de comércio e serviços para o entorno.

Já foi, inclusive, considerada como a 5ª melhor cidade brasileira em infraestrutura, de acordo com pesquisa divulgada pela Revista Exame.

 

+Leia Também:

 

Qualidade de vida

A região Sudoeste do Paraná abriga três das dez melhores cidades para se morar no estado, de acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). A avaliação leva em conta os seguintes aspectos essenciais para o desenvolvimento humano: renda, educação, saúde e emprego

Inclusive, uma dessas cidades, Francisco Beltrão, está entre as 40 melhores pequenas cidades para envelhecer. O município ficou na 37ª posição em qualidade de vida para os idosos.

Sudoeste do Paraná

 

Tamanho

Os municípios do Sudoeste do Paraná são ótimas opções para quem busca fugir do caos da cidade grande, mas não abre mão da qualidade de vida aliada à perspectiva econômica de crescimento

 

 

Turismo

Não só pela localização, infraestrutura e qualidade de vida o Sudoeste do Paraná se apresenta como uma ótima opção para morar. Os pontos turísticos da região também são um destaque à parte. 

 

Museu da colonização de Francisco Beltrão. Foto: Patrícia Soransso

Em Francisco Beltrão, município central da região, por exemplo, há locais que remontam a história e cultura do Sudoeste do estado, desde a época da colonização. São eles a Capela de São Cristóvão e o Museu da Colonização — pontos turísticos que valem a pena conhecer.

 

Economia

Além de abrigar algumas das melhores cidades para se morar, a região oferece oportunidades nos diversos setores: agrícola, com a cultura da soja e do milho; industrial, por abrigar empresas de vestuário e do setor moveleiro; além de hospitais e comércio varejista.

A movimentação acontece especialmente no centro de Francisco Beltrão, conhecido como o “Coração do Sudoeste”. Outra marca do município é o incentivo à atividade industrial e fabril, que absorve até 10% da população do local.

 

Sudoeste do Paraná

Planta industrial da Marel em Francisco Beltrão.  Fonte: Marel S/A

Morar no Sudoeste do Paraná é mesclar os benefícios e as possibilidades da cidade grande com a tranquilidade do interior do estado. São oportunidades de crescimento nos diversos setores da economia, proximidade de pontos turísticos importantes do Brasil, como Foz do Iguaçu e Santa Catarina, além da garantia de qualidade de vida.

É isso que você busca? Então, veja agora mesmo algumas opções de terrenos em Francisco Beltrão prontos para construir!

Comentários
Posts Recentes
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO?
Bons negócios começam com uma boa conversa. O que você procura?
RESIDENCIALCOMERCIALINVESTIR

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

universidades em Francisco Beltrão