em Economia - Tempo de leitura: 4 minutos

A Selic, taxa básica de juros da economia brasileira, sofreu uma redução de 0.5 ponto percentual no final de julho de 2019, chegando a 6% ao ano, o menor patamar desde 1996. E essa decisão do Banco Central tem grandes impactos na economia.

Com a queda da taxa, que serve como base para todas as taxas de juros cobradas pelo mercado, os créditos tendem a ficar mais acessíveis e, portanto, as pessoas ficam mais estimuladas a consumir.

Portanto, abordaremos neste artigo sobre:

  • O que muda no cenário imobiliário com a redução na taxa Selic?
  • Qual é a relação entre as taxas de juros e financiamento do imóvel?
  • Será que é um bom momento para comprar?

Siga a leitura para obter todas essas respostas!

 

O que muda no cenário imobiliário com a redução na taxa Selic?

A redução da Selic é um indicativo positivo para a movimentação da economia brasileira. Quando o Banco Central decide reduzir a taxa, a expectativa é de que haja um controle da inflação — que nada mais é do que o aumento dos preços de bens e serviços e, portanto, diminuição do poder de compra da moeda, no caso, o real.

 

pessoa calculando quanto irá pagar no financiamento do imóvel agora que a taxa de juros caiu.

Então, ao reduzir a Selic, é esperado que as taxas de juros para financiamentos e empréstimos fiquem menores, o que deve estimular o consumo no país. Por conseguinte, espera-se que os indicadores da economia brasileira apresentem sinais de recuperação.

Enquanto o cenário fica mais atrativo para a compra, por outro lado a situação para os investidores pede atenção: isso porque os fundos de renda fixa, que têm como base a Selic, podem render menos.

Logo, a possibilidade de compra de imóveis volta a ser uma ótima opção de investimento. Explicaremos melhor no tópico abaixo.

 

+Saiba mais: Sair do aluguel, viver dele ou comprar um imóvel? 

 

Taxas de juros e financiamento do imóvel

Quem deseja comprar um imóvel deve ficar atento a essa movimentação de mercado. Isso porque as taxas de juros e financiamento do imóvel são diretamente ligadas. Quanto maior os valores que você tem de pagar ao banco com os juros, maior será o valor final dispensado com o imóvel.

Portanto, em épocas de taxa Selic baixa —  a menor desde 1996 — a taxa de financiamento imobiliário tende a cair e a procura por imóveis subir, aquecendo o setor.

 

Gráfico demonstrando a correlação da movimentação da taxa Selic com a procura por imóveis.

De acordo com dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, no primeiro trimestre de 2019 a venda de imóveis registrou um aumento de 10% em relação ao mesmo período em 2018 — quando a Selic estava 0.5 ponto percentual mais alta.

Ou seja, a expectativa é que as vendas no mercado imobiliário e o número de lançamentos de imóveis siga em ascensão para os próximos anos. Com a retomada da economia, os empreendimentos também têm potencial de valorização.

No próximo tópico, elencamos as vantagens de fazer esse investimento. Veja.

 

+Saiba mais: O que deve conter no contrato de compra e venda do imóvel?

 

As vantagens de investir em imóveis

O investimento na propriedade de imóveis tem, já de início, três grandes vantagens:

1 – Diversidade dos ganhos

Além da valorização do imóvel, o aluguel é outra alternativa para ganhos de capital a partir da propriedade.

2 – Diversificação do investimento

Mesmo investindo apenas em imóveis, é possível diversificar e diluir os riscos de perda. Isso porque, embora as pessoas costumem pensar apenas em imóveis residenciais, existe a opção de investir em salas comerciais, barracões e terrenos, por exemplo.

3 – Segurança

Ao contrário do que vemos em diversas formas de renda fixa ou variada, o risco de perda do patrimônio é muito menor. Além disso, contratos de locação preveem multas para o inquilino que desejar desfazer o contrato antes do vencimento deste, o que é outra garantia.

 

 +Saiba mais: Como declarar o imposto de renda do imóvel? 

 

Terrenos e construção

Terrenos são uma forma de investir em imóveis sem ter despesas com condomínios, reformas ou manutenção. Os gastos limitam-se ao IPTU e limpeza do terreno. Assim o custo para manter anualmente é consideravelmente mais baixo do que o de apartamentos, salas comerciais ou casas.

O valor aplicado em um lote também tende a ser menor que em uma casa pronta. Assim o investidor pode comprar lotes em diferentes regiões da cidade, avaliando sempre o potencial de valorização.

 

Imagem aérea de um loteamento na cidade de Francisco Beltrão no Paraná.

E como construir costuma ser muito mais barato do que comprar uma casa pronta, a construção para a revenda é uma fórmula certeira para superar muito os investimentos iniciais, e aumentar o seu lucro.

 

Confira este outro artigo sobre investir em terrenos e construções.

 

Cuidados ao investir

Como qualquer investimento, é importante estar atento a características próprias do mesmo. Para evitar perdas ou problemas não previstos no início.

Custos de preparo para locação ou venda

Potencializar os ganhos com locação ou venda do imóvel pode requerer reformas ou adequações para valorizá-lo. São custos que precisam ser previstos e relacionados com a expectativa de valorização da casa, apartamento, sala comercial, barracão ou terreno.

Valores para a divulgação do imóvel

Custos para intermediação de uma imobiliária (uma porcentagem do valor de venda ou dos aluguéis) têm que ser contabilizados.

É importante definir se o imóvel que você procura é para morar ou investir. Pois são escopos diferentes e isso deve ser levado em conta na avaliação da compra.

Também deve-se analisar o investimento ao longo do tempo (como o histórico e o potencial de valorização dos imóveis da região).

E comparar com outras formas de investimento que estejam de acordo com o seu perfil de investidor. Os perfis mais conservadores, menos tolerantes a riscos e perdas, encontrarão nos imóveis uma das melhores oportunidades para o futuro próximo.

Gostou das nossas dicas? Então, confira também este artigo sobre os cuidados que você precisa ter ao comprar um imóvel. 

Comentários

Posts Recentes
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO?
Bons negócios começam com uma boa conversa. O que você procura?
RESIDENCIALCOMERCIALINVESTIR

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Financiamento de imóvel