em Geral - Tempo de leitura: 3 minutos

“Como sair do aluguel?”. Essa é uma pergunta feita quase que frequentemente por quem vive dele. 

As opções variam desde financiamento a consórcio imobiliário para conquistar a tão sonhada casa própria

Mas será que comprar um imóvel já pronto é mesmo vantajoso? Ou esperar mais um pouco we investir em um terreno para construir pode acabar sendo a opção mais viável? 

Neste artigo, reunimos dicas de como sair do aluguel, considerando também a possibilidade de ter um terreno próprio para a construção do imóvel. Confira!

 

Como sair do aluguel: Planejamento financeiro

Em primeiro lugar para sair do aluguel é preciso ter tudo muito bem planejado. Você precisa ter o controle de quanto você ganha e quanto você gasta por mês, por exemplo. 

Portanto, você pode criar uma planilha informando qual seu salário, quais são suas despesas fixas e quais são os gastos variáveis.

Com isso, você conseguirá visualizar nitidamente quais investimentos você poderá fazer para ter um imóvel próprio. 

Depois de fazer todo seu planejamento financeiro – lembrando que é algo que não pode ser feito da noite para o dia -, você precisa avaliar as opções disponíveis e colocar em prática a que for mais acessível para você. 

Abaixo listamos algumas das principais opções! 

 

Financiamento

O financiamento é, sem dúvidas, uma das opções mais utilizadas para conquistar o sonho de ter um imóvel próprio. 

Ao considerar construir uma casa, no financiamento você precisa levar em consideração os custos com a compra do terreno, taxas, impostos, mão de obra e materiais para a construção. 

Feito isso, você precisa decidir se vai financiar todas as etapas desde a compra do terreno ou somente a parte da construção, por exemplo.

 

 

Vale lembrar que as instituições de crédito não costumam financiar 100% do valor do imóvel. Então, planeje-se para oferecer uma quantia de entrada. Quanto maior ela for, menor vai ser o preço do crédito. 

 

 

Consórcio imobiliário

Você já deve saber que não há pré-requisitos específicos para fazer um consórcio de imóvel. Geralmente, as administradoras aprovam o ingresso de um cotista por meio do envio de documentos como RG, CPF e comprovantes de renda.

Mas, para contratar esse tipo de financiamento, é preciso estar ciente de todas as regras que o regem, como taxas de administração, seguro, fundos de reserva, multa por cancelamento do contrato e ajustes de parcelas com base na inflação.

Atenção! Normalmente, esses custos giram em torno de 20% do valor total do bem a ser adquirido. 

Se você tem pressa em mudar para a casa própria e não pode dar lances muito grandes, um consórcio imobiliário não é uma boa opção, pois a contemplação depende de sorteio. 

 

Benefícios do governo

Benefícios do governo

Se você tem acesso ao FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – para adquirir um imóvel fica até mais fácil de conseguir um financiamento e um bom valor de entrada e parcelas.

Para isso, o trabalhador precisa ter registro em um emprego de, pelo menos, três anos na carteira de trabalho, o imóvel desejado precisa ser urbano e não pode passar do valor estipulado, que varia de Estado para Estado.

Além disso, é necessário que o interessado siga algumas regras impostas pelo Governo Federal para realizar o saque do FGTS.

 

Vantagens em construir um imóvel

Se você não tem tanta pressa em sair do aluguel e pode considerar o tempo de construir um imóvel, comprar um terreno para a construção pode representar muito mais economia. 

Afinal, construir uma casa chega a custar 30% a menos do que comprar uma casa pronta. 

Além disso, se você optar por construir um imóvel é fazê-lo exatamente como dos seus sonhos, um espaço que atende às necessidades da sua família, por um valor muito mais em conta.

Mas não se esqueça que a compra de um lote exige paciência e tempo do proprietário para a construção, acompanhamento e administração da obra. Por isso, tudo depende de qual a sua prioridade

 

 

Qual sua verdadeira necessidade?

Como vimos até aqui, para sair de vez do aluguel, muitas pessoas acabam considerando apenas o fato de comprar uma casa já pronta. 

Mas qual sua verdadeira necessidade? Rapidez ou economia?

Agora, você já sabe. Se você busca rapidez para mudar de casa, comprar um imóvel pronto pode ser uma boa opção. Porém, se busca por economia, adquirir um terreno para construir atende melhor sua necessidade

Para te ajudar ainda mais, criamos um eBook gratuito com o passo a passo de como sair do aluguel. Garanta o seu agora mesmo! Basta clicar neste link.

Comentários
Posts Recentes
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO?
Bons negócios começam com uma boa conversa. O que você procura?
RESIDENCIALCOMERCIALINVESTIR

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Adquirir imóvelmorar em apartamento