em Geral - Tempo de leitura: 3 minutos

A segurança da casa é uma das principais preocupações de quem vai viajar de férias no fim de ano ou em feriados prolongados. Mas, com alguns cuidados preliminares é possível proteger a casa e aproveitar o período de descanso com tranquilidade.

No caso de sua família precisar deixar a residência vazia e fechada, por alguns ou por vários dias, a melhor estratégia para garantir a segurança da casa é a prevenção.

Em função de datas comemorativas, como o Natal e o Ano Novo, e das férias escolares, ocorrem muitas ausências prolongadas de proprietários de imóveis.

Esse afastamento chama a atenção de “pessoas mal intencionadas” e contribui para o aumento de casos de furto e até de roubo à residências. Então, aprenda alguns cuidados para proteger a casa, evitar surpresas desagradáveis e até a interrupção das suas férias.

 

Proteger a casa começa por não vazar informações

Um equívoco comumente cometido por quem vai viajar de férias é comentar que estará fora de casa e da cidade. Portanto, a primeira dica de prevenção é não divulgar a notícia da ausência da sua família por determinado período.

seguranca-casa-vizinhos-feriasMantenha sua viagem em sigilo se deseja a segurança da casa. Só comunique a data de saída e retorno para dois vizinhos de extrema confiança. Peça para eles observarem se algum veículo desconhecido estacionar em frente a sua residência.

Também solicite que fiquem atentas a barulhos estranhos.
Combine de os vizinhos acionarem a polícia ao perceberem algo fora do normal.

 

Tecnologia sempre ajuda na segurança da casa

Outro cuidado que colabora e muito para proteger a casa é não deixar luzes permanentemente acesas.

Logicamente, elas irão facilitar que um ladrão perceba que não tem ninguém. Para resolver isso, é indicado o uso de temporizadores e equipamentos com timer.

familia-temporizador-ferias-seguranca-final-de-ano

Temporizadores para tomadas são relativamente comuns, e bastante utilizados em aquários e piscinas. E podem ser uma boa escolha para manter sua casa afasta problemas durante o período em que estiver ausente.

Assim, a a iluminação só será ligada durante a noite, e apagada em momentos programados, como antes ou durante a madrugada. Ainda aproveitando a tecnologia do timer, programe o “liga e desliga” de aparelhos eletrônicos como televisores e rádios.

 

Use o siga-me do telefone e cancele a entrega do jornal

O telefone fixo da sua residência tocar até as chamadas caírem, sem ninguém atender, é outro indicativo de que não tem ninguém em casa.

Por isso, a orientação é usar o sistema “Siga-me” do seu telefone fixo sempre que for viajar. Desta forma, todas as chamadas residenciais serão encaminhadas para o número que você indicar.

Outra dica importante é para quem tem assinatura de jornal, revistas ou demais periódicos que costumam ser entregues em residência.

Cancele o recebimento ou altere o endereço de entrega durante os dias em que estiver fora, porque um monte de jornais e revistas amontoados na porta é sinal de imóvel vazio.

 

Instale câmeras e alarmes

Uma ótima alternativa de sistema de segurança para proteger a casa é a instalação de alarme. Ao identificar a presença indesejada de estranhos no interior de uma propriedade ele irá disparar.

O barulho da sirene, por si só, pode colocar ladrões para correr. Mas, além disso, o sinal de sinistro pode ser enviado para uma empresa especializada em segurança.

Uma vez feito isso, a empresa agirá enviando profissionais ao local e, a depender do tipo de serviço contratado, acionará a polícia.

 

https://blog.imobiliariasl.com.br/wp-content/uploads/2018/12/seguranca-ferias-cameras-vigilancia-familia-casa-vazia.jpg

Câmeras são uma das opções mais utilizadas, quando o assunto é segurança doméstica, possuem uma grande oferta de empresas de segurança e manutenção, e em alguns casos permitem monitoramento direto pelo celular.

As câmeras de vigilância também se tornaram uma necessidade básica para a segurança da casa. O equipamento é especialmente indispensável se o seu imóvel está localizado em uma área com incidência de furtos ou roubos.

A primeira vantagem delas é o efeito inibitório, que pode desencorajar um ladrão a invadir sua casa. O segundo benefício é que as imagens podem ser gravadas.

Um terceiro resultado favorável das câmeras de segurança é o fato de poderem ser conectadas à internet. Estando on-line, permitirem o monitoramento da sua residência em tempo real, via celular, por exemplo.

Acompanhe outras atitudes preventivas para a segurança da casa durante suas viagens:

  • Evite guardar joias, dinheiro e documentos importantes em casa.
  • Desligue a campainha. Pessoas em busca de casas vazias podem acioná-la em diversos horários para verificar se alguém atende. Porém, senão ouvirem ela soar, não terão certeza se há alguém em casa ou se o aparelho é que está com defeito.
  • Quando a estadia fora for prolongada e o imóvel ficar em silêncio por muito tempo, peça para alguém de confiança ir até sua casa e abrir janelas, limpar a calçada e recolher correspondências. Esta última tarefa apenas se você decidir não suspender a entrega.
  • Deixe cadeado para dentro do portão, para não fica explícito que os moradores não estão.
  • Reforce as trancas de portas e janelas.
  • Instale sistemas de segurança e conte com o monitoramento de empresas de especializadas em vigilância.

Agora que você estar a par das orientações preventivas para segurança da casa é só colocá-las em prática. Arrumar as malas e curtir as férias sem preocupação.

E se você tiver buscando informações sobre terreno ou imóvel para sua família é só visitar as opções oferecidas pela Imobiliária SL.

Comentários

Posts Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Imagem aérea de terrenos do loteamento Alto da Julho.