em Cultura e Lazer, Imobiliária - Tempo de leitura: 3 minutos

Tempo livre é sinônimo de lazer, curtição e descanso para recarregar as baterias. E esse vocabulário, claro, combina muito bem com a ideia de uma casa de praia, não é mesmo?

Curtir as férias com a família e amigos, estar próximo ao litoral, em contato com a natureza, fazer um churrasco à beira da piscina…

A verdade é que só em imaginar uma casa de praia chega logo uma sensação de bem-estar.

Mas, você já parou para pensar nas implicações geradas ao comprar uma casa de praia? Não? Fique tranquilo! Reunimos tudo o que você precisa saber antes de decidir ter ou não ter um imóvel de veraneio. Vamos lá!

 

Desafios

A decisão de investir em uma casa de praia pode ser bem feita se todos os quesitos que envolvem a compra forem analisados. Essa prática evita que o investimento, cujos frutos devem ser somente lazer e descanso, vire uma grande dor de cabeça.

Por isso, é preciso fazer as contas para equilibrar os custos e riscos com o seu bolso e disposição, levando em consideração os seguintes fatores:

Custos fixos

Mesmo quando não é utilizado com frequência, um imóvel gera despesas fixas mensais.
E isso, com certeza, deve ser levado em conta antes da decisão de compra de uma casa de praia.

Pessoa fazendo cálculos em uma calculadora, ilustrando quem está pensado em comprar uma casa de praia de se planejar financeiramente.

Validar cada detalhe previamente, é maneira mais fácil de evitar problemas futuros com um novo imóvel.

Verifique se há e quais são os custos de condomínio, iptu, seguro residencial e manutenção de piscina, jardim, limpeza, etc.

Eles cabem no seu bolso? Lembre-se de que também, ao longo do tempo, podem chegar os custos com reparos no imóvel. Especialmente, se ele for mais antigo. São obras com a rede elétrica, infiltrações, troca de instalações, entre outras.

Perfil da família

  • Quais são seus hábitos de lazer e descanso?
  • Costuma ir à praia? Ou prefere viajar para locais diferentes a cada férias?
  • Sua família preza por conforto, espaço e privacidade? Ou fica à vontade em qualquer local?

É importante observar o perfil das pessoas com quem você convive para fazer uma análise racional do uso de uma casa de praia.

Por isso, sonde com eles se a ideia é boa e se acham que o uso do imóvel será frequente. Ter um espaço próprio de veraneio é mais vantajoso quando o perfil da família é alinhado com a proposta, ok?

 

Vantagens

Embora as ressalvas existam, claro, investir em uma casa de praia pode ter vantagens expressivas.

 

É possível construir um imóvel com o seu jeito, com conforto, personalidade, que dá aquela sensação de bem-estar… Uma casa para chamar de sua!

 

Mas, além de ganhar no quesito qualidade de vida, existem outras vantagens em ter esse imóvel. Veja só:

 

Potencial investimento

Uma casa de praia é um excelente investimento quando é alugada em períodos de alta temporada. Épocas de festas, como Natal e Réveillon, são excelentes para ganhar dinheiro.

Esse retorno financeiro exime o proprietário dos custos fixos, como o pagamento de condomínio, IPTU, e pode contribuir para o aumento da renda da família.

 

Uma miniatura de case e um pequeno gráfico positivo, ilustrando o lucro com o investimento em uma casa na praia.

Como na compra de qualquer imóvel estar atendo aos sinais de uma possível desvaloriza ou valorização é fundamental.

Outra possibilidade é a venda do imóvel depois da valorização do local. Por isso, no momento da compra, é essencial observar o entorno do terreno, segurança, projeções de expansão da cidade, bem como quaisquer itens que deixem a casa de praia mais atraente com o passar do tempo.

Descanso fixo

Sabe a história de ficar procurando um destino para passar férias ou, simplesmente, para o descanso?  Bom, com uma casa de praia, você sempre tem uma opção disponível para contar.

Nunca é surpreendido com preços de hospedagem, que variam de acordo com as temporadas e feriados, muito menos com a indisponibilidade daquele espaço que você tanto queria.

 

Familia brincando na praia, ilustrando os benefícios da compra de uma imóvel no litoral.

Com uma casa na praia você e sua família tem a segurança de poder aproveitar as férias sem dor de cabeça.

A casa de praia é, sem dúvidas, uma opção excelente para quem busca conforto, praticidade e qualidade de vida.

No entanto, é essencial analisar se os custos financeiros que envolvem o investimento nesse espaço de veraneio cabem no bolso ao longo do ano.Outro quesito importante é verificar se sua família e/ou amigos têm o perfil de quem curte esse tipo de lazer mais intimista com um destino fixo.

Lembre-se também que, independentemente de qualquer fator, é possível obter um retorno financeiro expressivo com essa casa de praia.

Pronto, agora você já sabe as principais vantagens e desafios em ter uma casa de praia e pode tomar uma decisão embasada.

E claro, se optar por investir em um terreno na cidade mesmo, encorajamos você a ver nossas opções!

Comentários
Recommended Posts
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO?
Bons negócios começam com uma boa conversa. O que você procura?
RESIDENCIALCOMERCIALINVESTIR

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar