em Imobiliária - Tempo de leitura: 3 minutos

Decidir entre morar em casa ou apartamento sempre gera grandes dúvidas, principalmente para quem está saindo da casa dos pais, para ter o seu próprio lar.

Porém para não ter problemas e se arrepender amargamente da escolha, é importante conhecer algumas particularidades de cada tipo de imóvel.

Vale ressaltar que a região onde o imóvel se encontra e o perfil dos moradores, também impacta diretamente na rotina do local. Imóveis que ficam localizados em regiões boêmias da cidade, já estão acostumados com o barulho e a movimentação noturna.

 

Cuidados antes de escolher qualquer tipo de imóvel

Antes de alugar uma casa ou apartamento, é importante ler o nosso checklist, para não ter nenhuma surpresa desagradável durante a mudança.

Além de verificar as condições físicas do local, é importante se atentar ao comércio da região e se é um local seguro. Se você for comprar o imóvel, estas informações impactam diretamente no valor.

Porém há questões que sempre geram discussões entre os moradores. E escolher entre morar em casa ou apartamento, depende muito do seu perfil e estilo de vida.

Segurança do local

Talvez este seja o ponto principal para que algumas pessoas escolham o apartamento ao invés da casa.

Câmera de segurança, sendo usada para fazer alusão a sensação de segurança em casas ou apartamentos dentro de condomínios.

Segurança é sem dúvida, um dos pontos que pode influenciar a decisão de moradia.

Portaria 24 horas, câmeras por toda parte, diferentes tipos de moradores, mesmo quando você estiver viajando, terá alguém transitando próximo da sua casa. Aliás, as chances de um condomínio sofrer um assalto são muito menores do que uma casa.

Se você é uma pessoa que não passa muito tempo em casa, seja por motivos de trabalho ou por estar sempre viajando, o apartamento será mais confortável.

 

+Leia mais: Segurança da casa: garanta enquanto viaja de férias

 

Convivência com animais

Animais sempre gerar discussões entre os moradores do condomínio. Seja pelos latidos de madrugada ou pelo fato de alguns moradores não removerem os dejetos dos animais, o descontentamento sempre está relacionado com a falta de cuidados dos donos.

É preciso definir as regras através da convenção do condomínio, assim todos todos os moradores poderão viver em harmonia.

Cachorro brincando dentro de uma caixa, após a mudança para uma casa ou apartamento.

Se você mora em uma casa, você terá menos problemas. Na verdade, ter um cão na sua residência, irá manter a sua casa sempre protegida.

Os cães de grande porte costumam ser territoriais, o que faz com que eles ataquem qualquer tipo de invasor. Embora o ataque seja a última opção, um cão de grande porte acaba assustando as pessoas, apenas com o seu latido.  

Embora algumas pessoas não se atentem a este detalhe, é recomendável treinar o cão para que ele não aceite alimento de estranhos, pois normalmente os bandidos jogam alimentos envenenados para imobilizar o animal.

 

A grande batalha contra o volume do som

Todo mundo tem um vizinho que adora ligar o som no último volume às 7h de um domingo ensolarado. Embora este seja um hábito aceitável, algumas pessoas trabalham no final de semana, e dariam tudo para ter 1 hora a mais de sono.

Mulher com expressão de incomodo pelo barulho feito pelo vizinho.

O bom senso é a melhor saída para evitar problemas com os vizinhos.

Quando você mora em uma casa, devido a distância dos imóveis, às chances de você ouvir o som no máximo, são maiores. Porém é preciso levar em consideração que mesmo quem mora em casa térrea, possui vizinhos, e que podem ter crianças ou pessoas com necessidades especiais.

Festas e a Lei do Silêncio

A Lei Federal das Contravenções Penais(Lei nº2.688, de 3 de outubro de 1941), proíbe a realização de atividades que excedam o limite de 60 decibéis. Para aqueles que buscam morar em casas, para realizar festas durante a noite toda, saiba que nas grandes cidades isso não é possível.

No condomínio, além das leis federais, existem às regras estabelecidas pelo Regimento Interno e você precisa consultá-lo, para saber quais são as restrições impostas pela administração.

Comodidade das áreas de lazer

Um grande atrativo que pode fazê-lo(a) pensar muito sobre escolher entre a casa ou apartamento, são os benefícios das áreas comuns do condomínio.

Quando você opta por um apartamento, estão inclusos no pacote:

  • utilização da piscina, assim você economiza em um curso de natação para você e para a sua família;
  • quadras poliesportivas, o que garante o lazer dos filhos e deixa os pais mais calmos, pois sabem que as crianças estão em um local seguro;
  • salão de jogos, para quem quer se distrair um pouco após um dia cansativo de trabalho;
  • salão de festas, assim você pode chamar os amigos para comemorar um acontecimento especial ou organizar o aniversário dos seus filhos;

Para quem está em dúvida entre casa ou apartamento, é importante avaliar estes benefícios, que representam uma grande economia ao longo do ano.

 

+Leia mais: Cuidados com imóveis: da compra e venda à manutenção

 

Escolhendo o condomínio

Seja um condomínio de casa ou apartamento, avalie o perfil dos moradores e da região. Se você é uma pessoa sofisticada, certamente vai preferir algo em um bairro nobre e movimentado da cidade.

Temos consultores preparados para orientá-lo(a) sobre a compra, e ajudá-lo(a) a decidir entre a casa ou apartamento.

Comentários
Posts Recentes
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO?
Bons negócios começam com uma boa conversa. O que você procura?
RESIDENCIALCOMERCIALINVESTIR

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Imagem de uma praia, ilustrando a experiência desejado por alguém que adquire ou está pensando em ter ou não uma casa na praia.