em Imobiliária - Tempo de leitura: 3 minutos

O aluguel é um comprometimento menor do que comprar um imóvel. Mesmo assim é necessário ficar atento a alguns cuidados antes de assinar um contrato.

Analise todas as possibilidades, os prós e contras do imóvel que você deseja alugar, também esteja receptivo para mais imóveis que o corretor venha a sugerir.

Mantenha-se sempre em seu orçamento, utilizando a regra de 30% dos ganhos da família para aluguel + condomínio.

Com algumas pequenas atitudes, você evita dor de cabeça com multas e cancelamentos de contrato. Confira este checklist que preparamos para você alugar seu próximo imóvel com mais segurança.

 

1. Escolha a localização ideal para você

Comece fazendo uma lista com os seus bairros preferidos, eles devem ser próximos ao seu ciclo social diário, como família, amigos e principalmente o trabalho.

Os valores de cada imóvel podem variar muito dentro de um mesmo bairro, então esteja aberto a sugestões próximas ao local que você mais deseja.

 

2. Seja flexível com os pontos negativos do imóvel

Alugar um imóvel onde alguém já tenha morado antes é algo bem comum. Então busque ser flexível com os pontos negativos que você possa encontrar. Um andar mais baixo do que você esperava ou móveis embutidos que não atendam suas expectativas para a decoração são alguns exemplos.

Estes podem ser alguns fatores que você acabará se acostumando com o passar do tempo, e caso isso não aconteça, há sempre a possibilidade de se mudar ao fim do contrato.

 

3. Fique atento ao calcular os gastos

Na hora de alugar um imóvel, muitas pessoas focam apenas no valor do aluguel. No entanto, para saber se aquele imóvel é o ideal para o seu orçamento, lembre-se sempre de levar em conta o valor do aluguel somando condomínio e IPTU.

Com isso você não compromete suas finanças, e evita ter que pagar multas por cancelar um contrato. Tenha esta etapa bem clara ao pesquisar seu futuro imóvel.

 

4. Escolha o método de aluguel

Existem diversas formas de se formalizar a locação de um imóvel. O mais utilizado pelas imobiliárias e locatários é o seguro-fiança. Nele você precisará contratar uma seguradora, que fará o intermédio e isentará de uma pessoa de garantia (fiador). Este seguro pode ser pago à vista ou parcelado para a seguradora.

Existem outras opções comuns ao mercado, como o tradicional fiador, alguém da sua família ou amigos que possuam garantias suficientes. Uma outra opção é o cheque caução, que assegura o locatário caso haja algum problema com o imóvel no período da locação, sendo devolvido a você ao final do contrato.

 

5. Faça uma vistoria minuciosa por todo imóvel

Analise cada canto do imóvel antes de pegar as chaves. Verifique todas as torneiras e chuveiros, confira a iluminação, rachaduras e imperfeições causadas pelo uso e fotografe tudo.

Envie suas anotações à imobiliária, e verifique em quais pontos serão possíveis melhorias antes da sua entrada. Notifique todos os pontos que não lhe agradam.

Guarde as fotos tiradas junto com o contrato para ter garantia e provas do estado do imóvel, pois você deverá entregá-lo exatamente como o pegou.

 

6. Verifique as pendências do imóvel

Antes da sua entrada no imóvel verifique todas as pendências burocráticas, como contas em atraso de água, luz e IPTU. Peça ao locatário que quite tudo antes da sua mudança.

Você não vai querer um imprevisto como falta de água logo de cara não é mesmo?

 

7. Atenção na hora de ler o contrato

Um ponto muito importante que muitos não dão o devido cuidado. Ler o contrato é fundamental para evitar problemas no futuro. Dê atenção principalmente para os valores e períodos.

Verifique as datas estabelecidas para entrada e saída do imóvel, o período para o aumento do aluguel, valor da multa de cancelamento e as responsabilidades de cada parte.

 

Conclusão

Estes são alguns pontos essenciais que exigem atenção na hora de alugar um imóvel. Lembre-se que investir tempo em planejar e executar estas etapas é a garantia de fazer uma escolha segura.

Comentários
Posts Recentes
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO?
Bons negócios começam com uma boa conversa. O que você procura?
RESIDENCIALCOMERCIALINVESTIR

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

como-melhorar-seu-atendimento-pelo-whatsappdicionario-do-corretor-siglas-e-termos