em Imobiliária - Tempo de leitura: 3 minutos

 

Quem acompanha o mercado imobiliário, seja para investir ou para adquirir a casa própria, sempre considera a possibilidade de comprar um imóvel na planta. 

E aí surgem diversas dúvidas: será que vale a pena? É arriscado? O que se deve levar em conta para fazer um bom negócio?

Neste artigo, abordaremos os principais pontos desse assunto para você saber identificar se compensa mesmo comprar imóvel na planta. Acompanhe!

 

Vantagens de comprar imóvel na planta

 

Economia

Um dos principais atrativos para quem busca um imóvel que ainda não está pronto para a entrega é a possibilidade de economizar. Geralmente, imóveis na planta são entre 20% e 40% mais baratos do que um apartamento ou uma casa com as obras concluídas. 

Além disso, despesas como IPTU e taxas de condomínio não são obrigações do comprador até que a chave seja entrega. Ou seja, há ainda mais possibilidade de economia.

Outra característica que salta aos olhos dos compradores é a valorização do empreendimento a longo prazo, que acontece de acordo com o crescimento do entorno onde o imóvel se localiza.

 

Personalização

Há também aqueles que prefiram já ingressar em um imóvel com toda a reforma necessária já pronta. Então, ao comprar um imóvel na planta, esse processo se torna mais fácil. Lado a lado com a construtora, geralmente, o cliente tem a possibilidade de escolher desde materiais como piso até itens de acabamento como pias e vasos sanitários.

 

O que considerar para decidir comprar um imóvel na planta?

O que considerar para decidir comprar um imóvel na planta?

Nem sempre a economia financeira deve imperar como fator de decisão para uma compra. Especialmente no caso de um imóvel, é preciso levar em conta outros fatores. Veja:

 

Objetivo e situação do comprador

Se o seu objetivo de comprar um imóvel na planta é investir, as chances de errar no negócio são poucas. Isso porque o valor de compra do empreendimento quase sempre é bem menor do que o valor de mercado, com o passar dos anos.

Por isso, antes de comprar um imóvel na planta, é essencial avaliar o entorno: expectativa de crescimento do bairro, implantação de transporte público, proximidade a centros comerciais — aspectos que, comumente, indicam aumento no preço a longo prazo.

 

guia-para-comprar-terreno

 

Mas, se o seu objetivo for a moradia, é fundamental avaliar se você e sua família podem aguardar o tempo de conclusão de uma obra. E saiba: geralmente, ela atrasa. Então, pergunte-se:

  • Estou tranquilo em seguir no aluguel por mais um tempo?
  • Meu apartamento ou minha casa é confortável para a família?
  • Sinto-me tranquilo em morar onde resido até o meu imóvel próprio ficar pronto?

São questões bem subjetivas para serem respondidas. Então, tenha calma para investigá-las antes de fechar qualquer negócio, mesmo que pareça muito atrativo no quesito financeiro.

Não levar em conta essas respostas podem gerar grandes dores de cabeça no futuro.

 

 

Credibilidade da construtora

Independentemente do objetivo, se você já optou pela compra do imóvel na planta saiba que é preciso verificar a credibilidade da empresa no mercado. 

Como se trata de um bem de alto valor e com extensa margem para atrasos e problemas na entrega, todas as informações são válidas antes de você fechar um negócio.

Portanto, siga os seguintes passos:

  1. Confira no Cartório de Registro de Imóveis se o empreendimento foi devidamente registrado;
  2. Faça uma busca nos órgãos de proteção ao consumidor de reclamações contra a empresa;
  3. Consulte se há processos na Justiça contra a construtora;
  4. Avalie o tempo da empresa no mercado;
  5. Visite empreendimentos já construídos pela empresa.

 

 

Cláusulas contratuais

O último item, não menos importante, é observar com muita atenção as cláusulas do contrato. 

Nesse documento legal, dispõem-se todas as informações sobre a compra do imóvel na planta: desde as condições para a entrada, memorial descritivo do empreendimento, com os dados técnicos da obra, índices de reajustes e número de parcelas para quitação.

Agora, depois de esclarecidos esses pontos-chave, podemos responder a questão:

 

Comprar um imóvel na planta compensa?

Depende. Avaliar o perfil do comprador e as necessidades da família é determinante para esse resultado, o qual nem sempre vem de uma equação puramente matemática. 

Por isso, reúna as possibilidades de compra de um imóvel na planta, respire e analise com calma os prós e os contras de investir seu dinheiro no empreendimento.

Você tem mais dúvidas sobre o mercado imobiliário? Então, acompanhe o nosso blog! Veja ainda se comprar um terreno para construir uma casa seria mais adequado para sua necessidade. 

 

 

Comentários
Posts Recentes
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO?
Bons negócios começam com uma boa conversa. O que você procura?
RESIDENCIALCOMERCIALINVESTIR

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Onde morar em Francisco Beltrão?