em Economia, Imobiliária - Tempo de leitura: 3 minutos

O processo de compra de imóveis têm diversas etapas e leva certo tempo para ser finalizado. Desde a busca por um espaço que esteja de acordo com seu bolso e necessidades até a negociação de valores e formas de pagamento, você passa por uma longa jornada antes de desfrutar da satisfação de adquirir o imóvel desejado.

No entanto, o afã de concretizar a etapa que parece ser a cereja do bolo, que é a assinatura da compra do imóvel, pode embaçar a visão para alguns detalhes importantes. Por isso, reunimos neste artigo os cuidados essenciais que você precisa tomar antes de fechar o negócio.

 

Verifique a multa em caso de desistência

No momento em que fechamos um negócio, nunca pensamos em desistir, claro. Porém, sabemos que imprevistos acontecem e, portanto, é interessante ter em vista quais são as consequências de um possível distrato.

Então a dica número um é verificar com atenção a cláusula do contrato que diz respeito às condições de desistência, mesmo que, mentalmente, essa ainda não seja uma opção a ser considerada.

 

Leia o memorial descritivo com atenção

O memorial descritivo é o documento que reúne todas as informações sobre o imóvel. Esse arquivo deve ser registrado no Cartório de Registro de Imóveis e é onde você encontrará detalhes sobre como a unidade deverá lhe ser entregue para a utilização.

Pessoa lendo o memorial descritivo após a compra de imóvel.

Confira se todas as informações acordadas estão contempladas no memorial.

Portanto, leia o documento com atenção, observando quais acabamentos, revestimentos, instalações e pinturas serão utilizadas, bem como se as informações passadas pelo corretor estão contempladas no memorial (tamanho, localização etc.).

Caso qualquer item esteja em divergência, você poderá requerer seus direitos diretamente com a construtora ou em vias judiciais.

 

Verifique os valores contratuais

Depois de encerrada a negociação com o vendedor, com os valores exatos, é importante checar se os números combinados estão inseridos no contrato. Isso porque, geralmente, o documento é padrão e somente são modificados alguns dados que ora podem ser preenchidos incorretamente.

Pessoa lendo os valores contratuais antes de finalizar a compra de alguns imóveis.

É sempre importante revisar cada detalhe que pode ter passado despercebido no preenchimento.

Portanto, nunca se esqueça de verificar se os valores contratuais estão realmente alinhados com a negociação. Informações como a forma de pagamento e juros também devem ser observadas.

Lembre-se ainda de checar não só os itens relacionados a valores, mas também se todas as condições de negociação foram dispostas no documento. Afinal, ele é a formalização da relação de compra e venda que subsidiará qualquer requerimento posterior.

 

Confira a documentação

Antes da compra de imóveis, é essencial checar se ele está apto para a venda. E o que isso quer dizer?

Se a unidade já está pronta, solicite o registro da escritura para visualizar a procedência do espaço. Se ainda está na planta, cheque se a propriedade do terreno está no nome da construtora.

Outros documentos que devem ser analisados são o memorial descritivo do imóvel e o registro da incorporação responsável.

 

guia-para-comprar-terreno

 

Tire todas as dúvidas

Se você tem alguma dúvida, ainda que mínima, sobre o imóvel que está prestes a comprar, não hesite em solicitar mais informações.

  • Quantas vagas o imóvel dispõe?
  • Haverá revestimentos em todos os cômodos?
  • Itens do acabamento estão inclusos no valor do imóvel?
  • Vidros e esquadrias serão colocados antes da entrega das chaves?

Antes de fechar o contrato, converse com algum profissional que entende do assunto, como engenheiros e arquitetos. Não deixe também de visitar a obra ou o imóvel, entrar em contato com a equipe de atendimento e solicitar todas as informações recebidas por escrito.

 

O objetivo é deixar tudo registrado para evitar quaisquer ruídos posteriores na comunicação.

 

Pronto. Agora você já sabe quais são os cuidados indispensáveis para adotar antes da compra de imóveis, seja na planta, seja com a unidade pronta.

O importante é deixar a ansiedade de lado e garantir que o prometido no momento da venda será devidamente entregue, sem surpresas desagradáveis e sem arrependimentos,

E que tal seguir na jornada de aprendizado sobre os cuidados com a compra de imóveis? Leia agora mesmo um artigo sobre a importância de ter uma imobiliária de confiança.

Comentários

Posts Recentes
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO?
Bons negócios começam com uma boa conversa. O que você procura?
RESIDENCIALCOMERCIALINVESTIR

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Casal posando para a foto junto a corretora de imóveis, logo após comprarem seu apartamento e saírem do aluguel.