em Imobiliária - Tempo de leitura: 5 minutos

Comprar um terreno não é algo que fazemos de qualquer maneira, despreocupadamente. Para a maioria de nós é um passo muito importante, e por isso mesmo, causa muito receio na hora de assinar o contrato de compra e venda, a ponto de adiarmos este passo inúmeras vezes, e perdendo boas oportunidades por isso.

Para evitar surpresas e estar confiante ao realizar a conquista da compra do lote, separamos estas 10 dicas essenciais. Veja:

 

1. Verifique a confiabilidade de quem está negociando.

O primeiro ponto é saber com quem está fazendo negócio, independentemente de ser uma empresa ou pessoa física. Verificar idoneidade é condição primária para decidir pela compra.

Por isso é preciso pesquisar a fundo. Procure por opiniões de conhecidos, avaliações pela internet, questões judiciais e assim por diante. Em se tratando de imobiliárias e corretores, consulte o Creci – Conselho Regional de Corretores de Imóveis, para saber se exerce atividade regular e não constam problemas relacionados à empresa ou o profissional.

 

2. Duvide dos preços muito baixos.

Claro que você pode encontrar oportunidades interessantes, como quando o vendedor tem urgência em se desfazer do terreno ou condições especiais de desconto. Mas terrenos com valores MUITO abaixo do valor de mercado, ou incompatíveis com a localização do lote devem ser vistos com séria desconfiança. É o principal recurso de estelionatários para atrair vítimas, oferecendo terrenos em situação irregular ou mesmo inexistentes. E isso nos leva à próxima dica.

 

3. Confira o local e os arredores presencialmente.

Além da existência do terreno em si, é essencial analisar a demarcação dos lotes e infraestrutura da região: a pavimentação das ruas, a iluminação, saneamento, segurança, os empreendimentos e edificações ao redor, disponibilidade de transporte público, etc.

Verifique se as ruas próximas são tranquilas. Observe se serviços como padaria, farmácia, supermercado, escolas, hospitais e afins são razoavelmente próximos.

 

 

Para saber mais sobre como avaliar e escolher o lote ideal, baixe gratuitamente o nosso Guia Para Comprar Terrenos.

 

4. Saiba que um Contrato de Compra e Venda é diferente de uma Escritura.

Apesar de ser uma dúvida bastante comum, ela não pode estar presente na hora de realizar a compra do terreno.

O Contrato ou Compromisso de Compra e Venda é o documento, celebrado em Cartório de Notas, que relaciona vendedor e comprador do terreno, confirmando a transação. Ou seja, o Contrato de Compra e Venda atesta o compromisso de venda e de compra e todas as suas condições. Mas não se trata de um documento definitivo, e não transfere a propriedade do terreno.

A escritura, ou Escritura Definitiva de Compra e Venda, é o documento que transfere, de fato, a propriedade do terreno. Ela garante os direitos de proprietário ao comprador. Deve ser lavrada logo depois da quitação total do valor do terreno, e precisa ser registrada no Cartório de Registro de Imóveis.

 

5. Contrato de gaveta, nunca!

As pessoas consideram, por vezes, a possibilidade de não realizar a transferência do terreno, ou seja, não registrar a escritura e manter como garantia de posse apenas o contrato de compra e venda – o que se chama comumente de “contrato de gaveta”.

Isso parece uma boa ideia em um primeiro momento para evitar os custos e impostos relacionados à escritura. Mas pode se transformar em uma imensa dor-de-cabeça no futuro.

Para estar seguro e não correr riscos, não recorra nunca ao contrato de gaveta. A escritura com o nome do comprador, com o devido registro, é a verdadeira garantia de posse do terreno.

 

 

6. Atenção aos valores indicados no contrato.

O contrato DEVE constar com exatidão os valores combinados no fechamento da compra do terreno.

É comum o uso de contratos padrões, alterando apenas os valores e dados dos envolvidos. Isto também requer atenção, já que algumas cláusulas podem ficar diferentes com esta mudança dos dados.

Também precisa estar no contrato a existência – ou ausência – de dívidas relacionadas ao terreno antes da aquisição, e quem será o responsável pela quitação delas.

 

7. Analise as condições de pagamento.

Ótimo, os valores que constam no contrato estão corretos. Mas ele também precisa dizer de que forma estes valores serão pagos, se conferem com o que foi combinado.

Como é comum incluir outros bens – casas, carros, outros terrenos, etc. – como forma de pagamento, o contrato deve deixar claro como e quando estes bens serão entregues.

Outra condição comum que deve estar descrita no contrato é o parcelamento do pagamento do terreno. Veja se estão corretos os valores das parcelas e o montante total. Saiba de antemão quem irá financiar o parcelamento qual a documentação necessária.

comprar terreno em francisco beltrão com a imobiliária SL

 

8. Confira a documentação do terreno no Cartório de registro de imóveis.

Visto que a documentação de imóveis é pública, é dever do comprador averiguar a documentação do lote que pretende comprar. Assim, recorra ao Cartório de Registro de Imóveis para verificar, antes de qualquer coisa, a matrícula individual do lote atualizada.

Com a matrícula é possível assegurar-se que o terreno está em situação regular – que não é uma área ilegalmente ocupada, não está hipotecado ou penhorado, por exemplo. Esta verificação previne a imensa maioria dos problemas que podem ocorrer depois da compra de um terreno.

A partir do Registro de Imóveis pode-se confirmar também quem é o proprietário do terreno.

 

 

9. Consulte a Prefeitura

Na prefeitura é possível constatar a aprovação do loteamento e o cumprimento do cronograma de obras. É na administração municipal que também se pode obter uma certidão negativa de débito de IPTU, e certificar-se de que não vai encontrar dívidas inesperadas depois da compra do terreno.

A Secretaria Municipal de Habitação deve informar se a área do terreno não é de interesse social ou de utilidade pública. Nestes casos, existe o risco de desapropriação.

 

10. Leia atentamente o memorial descritivo.

O memorial descritivo é um documento público que todo empreendimento imobiliário é legalmente obrigado a ter. Ele é registrado em cartório e pode ser consultado com o número da matrícula do lote.

Nele deve constar em detalhes todas especificações relacionadas ao lote, desde dimensões até obras realizadas no loteamento, bem como a realização de desmembramentos e unificação de lotes. Certifique-se que as informações no memorial estão de acordo com o que é prometido pelo vendedor ou corretor.

 

11. Conheça as cláusulas obrigatórias

Alguns itens já mencionamos nas dicas anteriores, como o valor, condições de pagamento e a ausência de dívidas relacionadas à propriedade. Mas existem outras cláusulas que não podem faltar para garantir a validade do Contrato de Compra e Venda de um terreno:

 

  • Qualificação das partes envolvidas: especifica as pessoas envolvidas no acordo, constando nome, estado civil, nacionalidade, profissão, CPF, RG e endereço completo.
  • Descrição do imóvel negociado: a descrição do lote no contrato precisa combinar perfeitamente com a da matrícula do lote no Cartório de Registro de Imóveis.
  • Documentos do terreno: o contrato de compra e venda do terreno deve conter uma cláusula exigindo ao vendedor apresentar todos os documentos que atestem a idoneidade da venda. E que o lote não está envolvido em dívidas, hipotecas, penhoras ou ações judiciais.
  • Cláusula penal: de nada adianta o contrato fazer todas as exigências necessárias mas não determinar o que acontece se elas não forem cumpridas. A cláusula apenas deve indicar quais valores serão pagos como multa, e até mesmo se o imóvel deve ser devolvido ou se a compra deve ser cancelada.
  • Assinatura: o contrato deve ser assinado por todas as partes envolvidas e pelo menos mais duas testemunhas. As assinaturas devem ter reconhecimento de firma e as demais páginas do contrato devem ser rubricadas.

 

Ao decidir pela compra de um terreno, preze pela segurança de um bom negócio. A Imobiliária SL tem quase 30 anos de experiência e tradição na incorporação e venda de terrenos em Francisco Beltrão – PR. Se está procurando terrenos para morar ou montar seu negócio, a Imobiliária SL tem opções por toda a cidade, e é garantia de tranquilidade na negociação.

Comentários
Recommended Posts
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO?
Bons negócios começam com uma boa conversa. O que você procura?
RESIDENCIALCOMERCIALINVESTIR

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

sair da casa dos pais e adquirir a casa própriaDicas para Economizar e Comprar o Primeiro Terreno