em Imobiliária - Tempo de leitura: 4 minutos

Para um corretor de sucesso ampliar o seu networking – ou seja, sua rede de contatos. É essencial para obter maior destaque no mercado imobiliário e diferenciar-se da concorrência.

Ao aumentar sua rede de conexões com pessoas e empresas, o profissional tem acesso a mais oportunidades de negócios e, com isso, suas chances de conquistar novos clientes aumentam.

Quer entender por que é fundamental ampliar o networking no ramo imobiliário? Então acompanhe as nossas dicas para construir uma rede de sucesso.

Participe de eventos do setor imobiliário

O primeiro passo a ser dado para ampliar a sua rede de contatos é ser visto. Invista portanto em participar de feiras, congressos, workshops e outros eventos do setor.

Isso é muito importante para manter-se atualizado sobre as últimas práticas do setor e tendências de mercado. É uma ótima oportunidade para interagir com outros corretores e fornecedores.

Nesses eventos podem surgir grandes oportunidades de parcerias, então fique de olho no calendário anual da sua área.

Faça parte de entidades de classe e sindicatos

Além de participar das mudanças da regulamentação da profissão de corretor e poder defender ativamente os direitos da classe, participar destas organizações lhe permite aumentar sua rede de contatos.

Ao se afiliar você ainda tem acesso a diversos benefícios, como descontos e convênios. Assim acaba por participar de eventos gratuitos, tem novas possibilidades de anunciar seus serviços como corretor de imóveis e a vantagem de passar mais credibilidade para os seus clientes em potencial.

Utilize suas redes sociais

As redes sociais são ferramentas obrigatórias para ampliar seus contatos e manter uma linha de comunicação constante com clientes atuais e potenciais.

Para aumentar seu networking e aproveitar o alcance dessas ferramentas, invista em criar um perfil no Linkedin, a maior rede profissional do mundo. Você pode contar também com o Facebook, Instagram e Pinterest para ajudar a impulsionar seus negócios, usando os serviços de anúncios pagos destas redes.

Além de utilizar as redes sociais a seu favor, ter um site e um blog podem ajudar ainda mais sua rede de contatos e reforçar a sua reputação no mercado imobiliário.

Mas fique atento, apesar de as redes sociais facilitarem o contato, é importante manter o bom senso. Evitando adicionar qualquer pessoa que você não conhece, afinal quantidade não é qualidade.

Também é preciso ter cuidado com os conteúdos que você compartilha, e como escreve. Pois é a sua imagem que está em jogo. Evite mensagens que emitam muitas opiniões pessoais e temas polêmicos.

Distribua seus cartões de visita

Mesmo com toda tecnologia trabalhando ao seu favor, garantindo maior dinamismo e produtividade no seu dia a dia, os cartões de visitas continuam sendo um grande aliado para expandir sua rede de contatos.

Por isso caso você ainda não tenha seu cartão de visitas, invista nesta ferramenta agora mesmo. Seus dados básicos como (nome, telefone, celular/whatsapp, endereço e site) devem constar nele, ou então solicite cartões com o seu nome na imobiliária onde você trabalha.

Produza um material de qualidade, com bom acabamento e design agradável, pois o visual conta muito no mercado imobiliário. Tenha sempre alguns cartões de visita com você, pois uma boa oportunidade de negócio pode surgir a qualquer momento.

Invista em um CRM

Um CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta poderosa para expandir sua rede de contatos. O CRM integra todas as informações de seus clientes e parceiros.

Em poucos cliques você tem acesso a todos os dados de um potencial cliente, o histórico de chamadas e reuniões, tudo que foi discutido e combinado, etc. Um CRM oferece mais agilidade, organização e eficiência no atendimento.

Estabeleça uma relação de ganha-ganha

Muitos profissionais pensam erroneamente que fazer networking é procurar pessoas da sua rede apenas quando precisam de um favor, quando estão em busca de um novo emprego.

Invista na relação ganha-ganha com seus contatos. O networking eficiente é quando todos os lados saem lucrando. Isso quer dizer, por exemplo, que você poderá indicar um cliente para um corretor que tenha um imóvel mais alinhado ao interesse do seu cliente procura.

Essa postura ajuda a construir uma reputação sólida, e certamente fará com que outros profissionais lembrem do seu nome quando tiverem uma oportunidade, e em situações como as do exemplo citado.

Saiba o valor das indicações

Como em qualquer profissão, para um corretor de imóveis as indicações são valiosíssimas. Ao ser indicado como profissional, você transmite uma imagem de confiança e de qualidade.

Por isso não deixe de apostar em amigos e colegas para indicá-lo para rede de contato deles. Com isso quando algum conhecido precisar de um profissional do ramo imobiliário, é muito provável que você será lembrado.

Cultive as relações com seus contatos

Para ser lembrado, é essencial se fazer presente, então para fortalecer e expandir ainda mais sua rede de contatos é importante cultivar relações sólidas.

Tendo isso em mente, convide membros da sua rede para um café ou almoço de vez em quando. Outra sugestão para não deixar sua agenda complicada é enviar e-mails ou mensagens.

O importante nesse ponto é investir periodicamente em pequenas atitudes para ser lembrado por todos.

Conclusão

Ampliar a sua rede de contatos é essencial para ser um bom corretor de imóveis. Com isso você garante melhores oportunidades de negócios, além de aumentar suas chances de conseguir novos clientes.

Com as nossas dicas simples você terá sucesso nessa empreitada. Comece hoje mesmo a praticá-las e cultive boas relações com seus clientes e parceiros.

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