em Imobiliária - Tempo de leitura: 4 minutos

Ter uma casa é o sonho de muitos brasileiros. Mas antes de transformá-lo em realidade existe um caminho que exige atenção e paciência. Ora é juntar dinheiro para um pagamento à vista, ora é esperar o momento adequado para o financiamento do imóvel

Há também aqueles que estão em busca de oportunidades de mercado para fazer um bom negócio. E tudo bem. Cada um carrega em si a força para materializar o sonho de ter uma casa própria.

No entanto, por trás desses percursos, há alguns mitos e verdades que você precisa saber antes de decidir adquirir um imóvel. 

Provavelmente, já passou pela sua cabeça questões como: “Comprar na planta é mais vantajoso?”, “É seguro investir em imóvel”, “É mais barato comprar uma casa com menos quartos?”. 

As respostas para essas e outras questões sobre ter uma casa você encontra neste artigo. Acompanhe! 

 

Ter uma casa deve ser seu maior investimento

Mito. Investir na casa própria é garantir um local para sua morada, o que é importante, claro, mas não é o único motivo que vai garantir o seu futuro. Geralmente, a compra do imóvel requer uma quantia expressiva de investimento e as pessoas costumam associá-lo à conquista da estabilidade, e isso não é verdade.

Embora seja agradável pensar que você já possui um ativo importante na sua carteira, ter uma casa traz implicações financeiras consideráveis: IPTU, condomínio, obras, manutenção, etc. 

Então, é preciso pensar em outras estratégias de investimento para garantir rentabilidade tanto para uma aposentadoria quanto para os cuidados com o imóvel.

 

+Leia: Tudo o que você precisa saber sobre financiamento de imóvel 

 

Ter uma casa é um investimento seguro

Mito. Do ponto de vista econômico, ter uma casa pode ser considerado um investimento de renda variável, com riscos médios. Afinal, a depender da movimentação do mercado, o proprietário pode perder ou ganhar dinheiro no momento em que decidir pela venda do imóvel.

Trata-se de uma operação que tem baixa liquidez, ou seja, não é possível resgatar o dinheiro tão rapidamente. É preciso esperar a venda se concretizar, pelo valor de mercado que estiver vigente.

Mas, isso, claro, diz respeito somente aos aspectos financeiros. Ter uma casa onde morar, sem dúvidas, traz a sensação de segurança, estabilidade e conforto para toda a família.

 

+Você já leu esses?

 

Imóvel na planta é mais vantajoso

Mito. Adquirir uma casa na planta só é mais barato porque você está assumindo, junto com a construtora, os riscos do projeto. 

Embora a empresa seja obrigada a cumprir todas as cláusulas contratuais de entrega do imóvel, você sempre estará sujeito a ter surpresas desagradáveis na entrega das chaves, como atrasos e até processo de falência da construtora responsável.

 

+Leia: O que deve conter no contrato de compra e venda de imóvel? 

 

Antecipar a quitação do financiamento é bom negócio

Verdade. Isso porque, ao antecipar as últimas parcelas, você paga menos juros e, portanto, reduz o valor total do financiamento. 

Com a negociação, as instituições financeiras podem dar bons descontos para garantir a quitação da dívida. 

Mas, claro, somente será um bom negócio se o desembolso antecipado não afetar o orçamento da família.

 

Ter uma casa com menos quartos é mais barato

Mito. Não há uma fórmula exata para calcular o valor do imóvel somente pelo número de quartos. 

Além do tamanho da casa, são levados em conta a dinâmica de mercado (ora apartamentos com mais quartos são mais valorizados, ora unidades quarto/sala são mais procuradas), localização e liquidez para revenda.

 

 

Ter uma casa garante maior personalização

Verdade. O regimento interno de prédios determina regras para reformas nas unidades e elas precisam ser consultadas antes de qualquer obra ainda que seja dentro do seu apartamento. 

Portanto, há uma menor flexibilidade para deixar o imóvel mais personalizado. O que não acontece quando você adquire uma casa: é possível mexer desde a fachada até o quintal.

 

Obter renda com aluguel sempre compensa a compra

Mito. Não necessariamente o rendimento com aluguel compensará o preço que você pagou pelo imóvel. É preciso fazer uma análise criteriosa para saber as chances de você reaver o valor investido, levando em conta o valor a ser cobrado pela locação, o volume de busca pelo aluguel do seu imóvel, os períodos sem inquilino e as possíveis reformas que você precisará arcar com o passar do tempo.

Outro aspecto importante é comparar a renda obtida no aluguel do imóvel com a remuneração oferecida por investimentos de renda fixa, quando você aplica um valor (por exemplo, o dinheiro que você compraria o imóvel) e já sabe quanto de lucro ele vai produzir por mês. 

Às vezes, com as taxas de juros altas, o rendimento nesses fundos de renda fixa superam a remuneração obtida com o aluguel dos imóveis.

 

Morar em uma casa é menos seguro

Mito. Em cada caso, seja casa, seja apartamento, é preciso avaliar minuciosamente os aspectos que traduzem segurança ou não. A localização do imóvel e a estrutura que o rodeia, como portaria, portões, iluminação, postos policiais, são fatores determinantes para isso.

 

Ter uma casa em um condomínio fechado, por exemplo, pode oferecer muito mais segurança e liberdade do que a moradia em um prédio. 

Por isso, a dica é sempre avaliar as condições específicas de cada local.

 

+Leia: Como escolher um lugar tranquilo para morar? 

 

Mas, afinal, vale a pena ter uma casa?

A resposta é sim. Porém, é imperativo avaliar primeiro os próprios objetivos ao adquirir um imóvel. Pois, ao ter clareza desse foco, você sempre saberá quais escolhas serão as mais adequadas e benéficas para você e sua família. 

Então, tenha paciência para procurar um terreno, planejar-se e, claro, escolher a forma de pagamento.

Mas, agora queremos saber: o que mais condiz com a sua realidade? Ter uma casa ou um apartamento? Conta para a gente, deixando seu comentário neste artigo!

Comentários
Posts Recentes
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO?
Bons negócios começam com uma boa conversa. O que você procura?
RESIDENCIALCOMERCIALINVESTIR

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Adquirir imóvel