em Loteamentos, Terrenos - Tempo de leitura: 3 minutos

Seja para construir uma casa própria ou como forma de investimento imobiliário, comprar terrenos em loteamento é uma excelente alternativa.

E os motivos são diversos: é mais simples construir um imóvel de acordo com suas necessidades e preferências; com o tempo, a tendência é a valorização do espaço; e, claro, é possível morar em uma área nobre por um valor menor.

No entanto, para que o investimento não se torne um problema, é preciso tomar alguns cuidados antes de adquirir esses terrenos em loteamento.

Mas não se preocupe. Este post traz tudo o que você precisa saber para garantir que o empreendimento é de confiança. Fique de olho!

 

Pesquise o histórico da empresa

Faça uma pesquisa sobre a seriedade da empresa consultando a marca no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci).

Por lá, é possível ter acesso a certidão de regularidade da imobiliária ou corretor — documento que habilita o exercício da profissão. Portanto, antes de tomar qualquer decisão, faça essa checagem. São cinco minutos.

Homem realizando uma pesquisa sobre boas imobiliárias para terrenos em loteamentos.

Validar cada informação é importante na hora de escolher o loteamento em que pretende adquirir seu terreno.

Se possível, também peça referência de terrenos em loteamentos lançados anteriormente.

 

Consulte a documentação do lote

 

Pessoas lendo o contrato de um terreno em um novo loteamento.

É preciso verificar se o terreno que pretende comprar está com a documentação quite na Prefeitura.

Isso garante que não há impeditivos à construção no local e que o espaço está de acordo com as regras ambientais, como não estar localizado em área de proteção ou em locais com nascente de água.

É essencial também consultar no Cartório de Registro de Imóveis se o nome do proprietário coincide com a pessoa que está vendendo o lote, ok? Por lá, é possível solicitar a certidão de propriedade, bem como a negativa de ônus e alienação — documentos importantes para garantir que os terrenos em loteamento estão realmente disponíveis.

Peça também para ver a matrícula individual do espaço, que indica se o espaço é oriundo de uma ocupação de terra ilegítima.

 

Visite o local

Observe itens como iluminação, vizinhança, segurança, infraestrutura das ruas, se o terreno está localizado em condomínio fechado ou não e, claro, a expectativa de urbanização da área.

Investigue possibilidades de construção de grandes empreendimentos e avenidas. Se o intuito for investimento a longo prazo, é importante que haja essa previsão.

Outro item que também deve ser verificado é o serviço de abastecimento do local. Isso porque os terrenos em loteamento aprovados devem ter acesso à rede de esgoto, sistema de água potável, iluminação pública e escoamento de águas pluviais — sempre respeitando os índices urbanísticos da zona onde está localizado.

 

Verifique as formas de pagamento

Atente-se a ofertas com preços muito baixos e, principalmente, que não preveem formas de pagamento. Esses podem ser sinais de um empreendimento irregular.

 

Homem com semblante desconfiado de uma proposta suspeita para compra de um terreno em loteamento.

Previnir nunca é demais, então verifique a idoneidade da empresa e financeira com antecedência.

Portanto, antes de dar qualquer sinal, cheque quais são as possibilidades de pagamento, quem é a empresa que financia os terrenos em loteamento e quais são os documentos exigidos.

 

Exija um contrato

Decisão tomada para a compra do seu terreno em loteamento, é hora de ir à formalização do negócio. Exija um contrato que contemple com clareza todas as minúcias acordadas entre você e o vendedor do imóvel.

 

Pessoas lendo um contrato de compra de um terreno no loteamento Alto da Júlio em Francisco Beltrão.

Antes de assiná-lo, leia com calma. Sempre.

É fundamental que o documento reúna informações sobre as partes envolvidas (dados pessoais, qualificação e endereço), nome e localização do terreno, características, dimensões, formas de pagamento, valor do sinal, data de entrega e indicação do responsável para pagamento de impostos.

 

Guarde os materiais de publicidade

Sabe as promessas publicitárias para promoção dos terrenos em loteamento? Todas elas deverão ser cumpridas por parte da imobiliária.

E, claro, se a empresa for idônea, ela realmente vai garantir que os itens sejam entregues conforme foram vendidos. Mas nem sempre esse é o caso. Quando o vendedor não cumpre a oferta, o comprador pode (e deve) exigir o cumprimento.

Para isso, basta ter em mãos as provas do produto apresentado, que são os materiais publicitários, para um possível processo judicial. Nesses casos, é possível rescindir o contrato com restituição da quantia ou o aceite de um produto similar ao adquirido. Fique atento aos seus direitos.

Pronto! Agora você já conhece todas as etapas que devem ser observadas antes de comprar terrenos em loteamentos.

Se munido dessas informações, decerto que o investimento em um lote será uma excelente escolha. E que tal conhecer os benefícios em adquirir terrenos em loteamento na Imobiliária SL?

Entre em contato agora mesmo com nossa equipe!

Comentários
Posts Recentes
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO?
Bons negócios começam com uma boa conversa. O que você procura?
RESIDENCIALCOMERCIALINVESTIR

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Imagem aérea de terrenos do loteamento Alto da Julho.Pessoa pensando se compra casa ou terreno.