em Construção, Terrenos - Tempo de leitura: 3 minutos

Quando o consumidor decide comprar um lote para construir, costuma analisar várias coisas sobre o terreno, como as dimensões e a infraestrutura da região de entorno. Mas a maioria dos compradores desconhece a importância de avaliar o tipo de solo do terreno que vai adquirir.

Esse cuidado interessante pode facilitar as coisas para o proprietário do terreno no momento em que decidir executar uma obra. Basta considerar que o solo irá sustentar o peso de uma casa ou de qualquer construção que venha ser erguida no local.

É também o solo o fator determinante de características físicas de uma edificação, como a drenagem, elevação e localização. Então, se está pensando em comprar um terreno para construir, é bom analisar se o solo da sua futura propriedade comportará o tipo de construção que tem em mente.

 

Reconheça os tipos de solo sem precisar ser um expert

Existem três tipos básicos de solo: arenoso, siltoso e argiloso. Cada um tem suas qualidades específicas. São esses atributos individuais o grande diferencial na hora de optar pelo modelo de construção que será erguida sobre determinada área.

Além do mais, normalmente os terrenos não têm apenas uma tipagem de solo. As três categorias podem coexistir em um mesmo lote. Será a amostra predominante que determinará qual é o padrão no seu terreno.

Antes de construir também é possível realizar uma sondagem no terreno para descobrir qual camada do solo é a ideal para sustentar a construção a ser erguida.

 

 

Por isso, fique atento a algumas informações básicas que ajudarão a começar a identificar solos. Claro que dados mais aprofundados dependerão de conhecimento técnico de especialistas. No entanto, para você que é leigo as explicações a seguir serão úteis:

      • Solo Arenoso:

        Como o nome sugere, a predominância é de areia. Por isso, não é recomendado construir edificações de vários pavimentos, já que são mais pesadas. Caso exista a necessidade de erguer uma obra assim em um terreno como este, a troca de solo será obrigatória. A consequência será que tal precisão resultará no encarecimento dos custos da obra.

        Este tipo de solo se movimenta com facilidade e é muito permeável. Para a construção é um desafio.

      • Solo argiloso:

        É composto de grãos microscópicos que são impermeáveis e de cores vivas. Portanto, muito distinto do solo arenoso, justamente pela forma como suas partículas se unem.
        A argila pode ser moldada, é muito densa e tem difícil dissolvição. Se molhado, este tipo de solo vira um barro viscoso. Tanto que pode ser usado como argamassa de revestimentos e assentamentos, e costuma ser matéria-prima na fabricação de telhas e pisos cerâmicos, azulejos e tijolos.O solo argiloso representa a maioria do território brasileiro. Confira aqui o mapa simplificado de solos do Estado do Paraná e descubra as melhores áreas com terrenos à venda em Francisco Beltrão.

      • Solo siltoso:

        É um tipo intermediário entre a areia e a argila, que dificulta a construção. O silte assemelha-se as “estradas de chão”, que viram barro quando chove e poeira em períodos de estiagem.

        Uma vez realizados cortes nesta qualidade de solo, não há garantia de estabilidade e existirá o risco de que sofra desagregação natural.

        Esse solo é microscópico como a argila. Porém, não tem a mesma coesão.

 

Tipos de solo influenciam aterramento do terreno

Depois de conhecer os diferentes tipos de solo você precisa saber que eles irão influenciar também no aterramento do seu terreno.

Se este trabalho for indicado para sua propriedade antes da construção, um estudo deve ser feito para encontrar a mistura ideal de solos para compor o aterro.

Tenha em mente que cada solo terá um aterramento diferente de acordo com características como condição de compactação e comportamentos.

 

Pronto para identificar o tipo de solo do seu futuro lote e para planejar a construção?
Encontre o terreno ideal para a obra que pretende fazer nesta lista.
Comentários
Posts Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar