em Construção, Terrenos - Tempo de leitura: 5 minutos

A terraplanagem de terreno para construir casa é um cuidado que deve vir antes de iniciar a obra. A preparação do terreno pode começar sem alvará de construção. Contudo, é indicado que você tenha o projeto arquitetônico pronto.

É com base nele que serão determinados os níveis e as cotas de aterramento de terreno necessários para a sua moradia.

O trabalho de terraplanagem para construir é apenas uma das etapas de preparação do terreno. Ele faz parte de uma lista de procedimentos que, a depender de cada lote, pode incluir:

 

Limpeza do terreno:

Para remoção vegetal ou de outros materiais indesejados. Serve para a retirada de vegetação superficial, como mato, plantas e pequenos arbustos, e até de árvores.

Neste caso, é importante lembrar a obrigatoriedade de possuir licença para a derrubada de árvores, em especial, as de espécies nativas.

COMO-FAZER-TERRAPLANAGEM-EM-TERRENO-PARA-CONSTRUIR-Limpeza do terreno

Os demais materiais normalmente descartados são restos de demolição, pedras e entulhos em geral. Eles não podem ficar amontoados no local da obra, nem na calçada ou terreno de vizinho, porque isso gera multa. Então, a dica é alugar caçambas para recolher o que será desprezado.

 

Estudo do solo:

É a análise que verifica qual é o tipo de solo predominante no terreno. Através do resultado dessa sondagem será possível fazer cálculos precisos para a construção.

Entre eles, os para a fundação da casa. Portanto, fazer este levantamento é uma questão de segurança.

 

Rebaixamento do lençol freático:

Necessário quando existe um aquífero muito perto da superfície. É comum em áreas de litoral, aonde água é encontrada a 80cm de profundidade.

Para estas condições é preciso instalar bombas de sucção, para rebaixar o nível da água.

 

Terraplanagem ou aterramento:

Serviço que visa transformar seu lote em uma área plana, tecnicamente chamada de “platô”. O nível do platô é composto pelo tamanho e a altura do seu terreno, que devem ficar igual ao previsto no projeto arquitetônico.

aprenda-como-fazer-terraplanagem-em-terreno-para-construir-03

Executar a terraplanagem para nivelamento de terreno de forma correta é uma responsabilidade muito grande, pois erros podem resultar em problemas sérios, como erosão e deslizamentos.

 

Para facilitar o entendimento, confira a lista com algumas situações nas quais o aterro é importante:

  • Preparação do terreno
  • Tornar o terreno plano
  • Criar desníveis
  • Atingir os 50 centímetros de nível acima da linha da rua
  • Trocar terra em péssimas condições de trabalho
  • Eliminar desníveis que geram acúmulo de água da chuva ou outros resíduos

 

O que observar ao aterrar lote para construir?

Todas as operações citadas têm o objetivo comum de deixar seu terreno limpo, plano e pronto para que sua casa seja erguida sobre ele. Mas, em especial a tarefa de terraplanagem de terreno tem pormenores que merecem ser explicados separadamente.

A começar, por esclarecer que o aterro para nivelamento de terreno pode significar a necessidade de remover terra ou de colocar terra no lote. Estas e outras opções dependerão das características de cada área.

 

Na sequência você confere algumas das diferentes decisões com as quais pode deparar-se ao precisar fazer a terraplanagem de terreno para construir:

 

Tirar terra

Essa alternativa é indicada para quando o seu terreno fica do lado de cima da rua. Nessa situação é mais fácil nivelar o lote.

como-fazer-terraplanagem-em-terreno-para-construir-manter-um-nivel-entre-o-terreno-e-a-rua-tirar-terra

Basta contratar uma empresa especializada para retirar a terra que está sobrando com o uso de uma retroescavadeira. No entanto, atenção para não remover solo em excesso, pois é normal precisar de terra durante a construção.

Existindo possibilidade, recomenda-se deixar um pouco de terra amontoada para o período de obra.

 

Colocar terra

Na circunstância oposta, quando o lote está no lado de baixo da rua, o aterramento é mais complicado. O primeiro passo é construir um muro de arrimo ou de sustentação. A seguir, deve-se colocar terra na área e ir compactando e nivelando.

 

Construir muro de arrimo

É uma garantia de sustentação da terra, para evitar deslizamentos. Um engenheiro deve calcular a distância na horizontal e na vertical identificando uma mão francesa ou não, entre outras coisas.

como-fazer-terraplanagem-em-terreno-para-construir-manter-muro-de-arenito

Após construído, o conselho é aguardar ao menos 7 dias de sol para prosseguir com a terraplanagem. O período é necessário para secar vigas e o concreto.

Os cuidados irão proporcionar a segurança da futura obra a ser executada no terreno.

 

Não fazer toda a terraplanagem de uma vez

É recomendável fazer o aterramento de terreno gradualmente. Se a necessidade for de preencher 2m, por exemplo, o ideal é colocar 1 metro em um dia e compactar o solo. O restante da terra só deve ser colocado no dia seguinte.

aprenda-como-fazer-terraplanagem-em-terreno-para-construir-04

A orientação serve principalmente para áreas grandes a serem preenchidas. Do contrário, podem ocorrer deslizamentos de terra quando for preciso criar algum desnível no terreno. Além disso, há possibilidade de ocorrer instabilidade no aterramento e até mesmo na construção.

 

Manter um nível entre o terreno e a rua

A terraplanagem deve atingir no mínimo 50cm acima do nível da guia da calçada. Dessa maneira dá para colocar o encanamento para escoar água do lote.

Existindo opção pode-se elevar o nível ainda mais. Manter o terreno nivelado à rua é sinônimo de problemas, porque a água da chuva, por exemplo, acabará escoando para dentro do lote.

 

Escolher entre aterrar terreno, pilares ou porão?

Se o seu terreno tem desnível e caimento para os fundos (declive), você pode escolher entre a terraplanagem da área ou construir pilares ou até um porão.
A obra custará mais.

No entanto, o porão ou os pilares são alternativas ao aterramento de terreno, muros de arrimo, contenções, drenagem e vários caminhões de terra.

Os pilares ou o porão elevam o alicerce ou a viga da base da casa, para que atinja um ponto mais alto que a calçada. Quando a decisão for por eles, o projeto arquitetônico da casa deve prever o aproveitamento ou não do pavimento inferior.

 

Antes de decidir estude qual a melhor opção. Os próximos critérios podem ajudar:

  • Em desníveis de ate 1,20m prefira colocar terra.
  • Para desníveis superiores a 1,20m é possível fazer laje no piso e deixar o porão na área inferior. Isso evita, por exemplo, o rebaixamento do piso por má compactação do solo e aparecimento de trincas por movimentações do solo.
  • Caso a terraplanagem não seja a preferência, faça a casa em cima e planeje a garagem no pavimento inferior.
  • A utilização de pilares ou de porão oferece maior espaço livre no terreno. A consequência é conseguir construir uma casa maior. Também dá para usar o espaço que serveria de garagem para outras coisas, como uma área de brincadeira para as crianças.

 

Como conferir se a terraplanagem está bem feita

Faça o teste no qual o pilão faz um efeito de mola(bate e volta sem afundar, depois de apiloar a área várias vezes.
Não confie se bater poucas vezes em uma área e acreditar já estar bem aterrada.

Como explicado neste artigo, aterrar terreno é uma ação que corrige todos os seus desníveis e o prepara para receber escavações, fundações e a obra de uma casa como um todo.

Além disso, a terraplanagem valoriza um terreno. Mesmo que você não construa nada nele.

Aterrar terreno e começar a construir sua casa vai ficar mais fácil após todas essas dicas. E se você ainda vai comprar terreno, com certeza terá outro olhar ao visitar as opões disponíveis no mercado. Caso precise de orientação para fazer a melhor escolha é só clicar aqui.

Comentários
Posts Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

projeto-de-construcao-nao-e-frescura-e-necessidade-e-evita-problemas-futuros