em Construção, Terrenos - Tempo de leitura: 3 minutos

A compra da casa própria é um objetivo de grande parte dos brasileiros. A maioria da população, inclusive, já o realizou: mais de 48 milhões de lares no país são próprios e quitados, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Mas, ainda assim, outras milhões de pessoas, assim como você, seguem com o desejo de realizar a compra da casa própria para sair do aluguel. E um dos atalhos muito comuns para concretizar esse desejo é adquirir um lote para construir o imóvel. 

Porém, é costumeiro surgirem dúvidas nesse processo. Afinal, como comprar um terreno para construir? Quais são as melhores formas de pagamento?

Por isso, neste artigo, elencamos tudo o que você precisa saber para alcançar o sonho da casa própria e passar a fazer parte da maioria da população que já tem um lar para chamar de seu. Confira!

 

Passo a passo de como comprar um terreno para construir

O momento é de crise. São raros os casos e as vezes em que dá para dispor do valor integral para quitar um imóvel, não é mesmo? Mas o desejo da casa própria não desiste de nós. 

A vantagem é que, hoje em dia, há diversas opções no mercado de como comprar um terreno para construir. Conheça cada uma delas:

Consórcio

O consórcio é a modalidade na qual pessoas ou empresas auto financiam em grupo a compra de um bem. Cada participante paga mensalidades pré-fixadas durante um determinado prazo, também pré-estabelecido, a fim de ser contemplado com um carta de crédito.

Em posse do documento, o cotista pode comprar o bem desejado. Geralmente, não há pré-requisitos para a contratação desse financiamento, bastando RG, CPF e comprovante de renda. 

Porém, sobre ele incidem diversas taxas, como a de administração, os fundos de reserva, além dos juros e a multa em caso de cancelamento — no total, isso significa um custo de 20% a mais no valor total do imóvel.

A grande desvantagem de um consórcio tem a ver com o prazo para acessar a carta de crédito. 

Por se tratar de um sorteio, há dois caminhos: contar com a sorte para a contemplação ou dar um lance com um valor considerável. 

Uma opção não muito boa para quem dispõe de pouca reserva, certo?

 

 

Empréstimo

É uma linha de crédito oferecida por instituições financeiras na qual não é necessário evidenciar o uso do dinheiro. 

Desde que comprove a capacidade de devolvê-lo ao banco, o cidadão acessa o empréstimo para comprar o que bem entender: viagens, automóveis, terrenos, etc.

E é justamente a simplicidade para a contratação da operação que a torna arriscada para os bancos. Por isso, nesta modalidade as taxas de juros são muito maiores do que em um financiamento, por exemplo.

Financiamento

É uma modalidade de crédito destinada a um fim específico como a compra de um terreno para construir. Para contratar um financiamento de imóveis, por exemplo, é preciso comprovar a destinação do dinheiro, além de cumprir critérios rígidos. Veja:

  • Comprovação de renda: o valor da parcela do financiamento não deve comprometer mais do que 30% do valor da renda da família;
  • Validação do imóvel: o bem a ser adquirido não pode ser casa de veraneio, sítios ou chácara;
  • Análise cadastral: verificação do CPF em cadastros de inadimplência.

Porém, assim como no empréstimo, quando as taxas de juros sobem por conta do alto risco, no financiamento, as taxas de juros tendem a ser mais brandas porque se trata de uma operação menos arriscadas para as instituições financeiras.

 

 

Além dessa vantagem, que pode representar um economia significativa no valor total do imóvel, o financiamento oferece facilidades de pagamento como prazos mais longos e possibilidade de amortização da dívida com o FGTS.

Inclusive, com a queda histórica da taxa Selic (taxa básica que regula o mercado) a contratação dessa linha de crédito ficou ainda mais barata. Uma oportunidade e tanto para quem deseja comprar um terreno para construir.

 

 

Como comprar um terreno para construir: financiamento com a imobiliária SL

Algumas imobiliárias e construtoras com credibilidade e solidez no mercado oferecem opção própria para o financiamento. E esse é o caso da imobiliária SL que atua há 27 anos na área, aproximando o cliente do seu objetivo de comprar a casa própria com transparência e menos burocracia.

Inclusive, a empresa lançou um simulador on-line de parcelas para quem tem dúvidas de como comprar um terreno pra construir e deseja saber exatamente quanto custaria um financiamento na prática. Dá para visualizar tudo na tela do computador!

Além disso, a SL oferece flexibilidade para os pagamentos, com descontos de 10% sobre valores à vista, isenção de taxa de contrato e negociação direta com a incorporadora. Também garante a transferência do imóvel após a quitação, pagamento com boleto registrado e aprovação rápida de cadastro.

Interessou-se? Quer saber todas as informações sobre como comprar um terreno para construir por meio do financiamento? Baixe agora mesmo nosso guia de financiamento! 

Comentários
Posts Recentes
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO?
Bons negócios começam com uma boa conversa. O que você procura?
RESIDENCIALCOMERCIALINVESTIR

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar