em Loteamentos, Terrenos - Tempo de leitura: 3 minutos

Saber escolher terreno em loteamento: talvez seja esse o maior desafio de quem está a procura pela moradia ideal.  

Seja para construir a casa própria ou como forma de investimento imobiliário, terrenos em loteamento tendem a serem muito bem valorizados com o passar dos anos.

Afinal, se você está pensando em construir, saiba que custa 30% a menos comprar um terreno para a construção do que o imóvel já pronto. 

Então, se você quer descobrir como escolher terreno em loteamento, você está no lugar certo. Acompanhe este artigo e tire suas dúvidas de uma vez por todas!

 

1 – Avalie a localização

Antes de mais nada, avalie a localização do loteamento: possui conveniências, farmácias, escolas e igrejas etc. nas redondezas? É uma região em desenvolvimento? 

Outras questões relacionadas à localização que você também precisa observar são: 

  • histórico de segurança nas proximidades;
  • proximidade do trabalho;
  • fácil acesso ao centro;
  • acessibilidade para o terreno;
  • boa infraestrutura na vizinhança.

Além disso, projetos de construções maiores, como shoppings, faculdades e hospitais podem valorizar ainda mais seu imóvel futuramente. 

 

2 – A metragem vem ao encontro de suas necessidades?

Quando você se pergunta como escolher terreno em loteamento é extremamente indispensável comparar a metragem com as suas necessidades.

Por exemplo, o imóvel terá quantos quartos? Terá área para piscina? Um jardim abundante? Será uma casa grande ou pequena? 

Preste bastante atenção na planta baixa do imóvel,  pois é ali que constam os cômodos, com suas devidas metragens, bem como a área total da construção. 

Contudo, consulte ainda as leis municipais sobre o uso e ocupação do solo, que devem especificar o recuo mínimo da construção para as laterais. 

 

3 – Considere a qualidade do solo

Considere a qualidade do solo

Outra parte importante a ser observada ao escolher um terreno, é se o lote possui declive acentuado, por exemplo. Isso poderia gerar mais custos até mesmo com terraplenagem.

Sendo assim, o ideal é contar com o auxílio de um profissional para fazer essa avaliação do solo. Ele é quem pode apontar outros detalhes, como se há muitas pedras no terreno ou córregos nas proximidades. Observações que também demandariam gastos maiores nas obras. 

 

4 – Procure por uma imobiliária de confiança antes de escolher terreno em loteamento

Faça uma pesquisa sobre a credibilidade da imobiliária consultando a marca no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci).

Ou seja, pelo site, é possível ter acesso à certidão de regularidade da imobiliária ou corretor — documento que habilita o exercício da profissão. 

Portanto, antes de tomar qualquer decisão de compra, faça essa checagem que é fácil e rápida. Dessa forma, você garante que está prestes a fazer negócio com uma imobiliária de confiança

 

5 – Consulte a documentação do lote

Verificar se o terreno está com a documentação em dia com a Prefeitura garante que não tenha impeditivos à construção no local. Além disso, avalie se está de acordo com as regras ambientais, como não estar localizado em área de proteção ou em locais com nascente de água.

 

guia-para-comprar-terreno

 

Outra dica é consultar o nome do proprietário no Cartório de Registro de Imóveis para ter a certeza de que coincide com a pessoa que está vendendo o lote. 

Nesse caso, você também pode solicitar a certidão de propriedade, bem como a negativa de ônus e alienação — documentos importantes para garantir que o terreno em loteamento esteja realmente disponível.

 

> Leia também: 

 

6 – Visite o local

Por último, mas não menos importante, para escolher terreno em loteamento é imprescindível que você visite o local para ter a certeza do negócio que você está prestes a fazer. Observe itens como iluminação, vizinhança, segurança, infraestrutura das ruas, localização e o máximo de detalhes possível.

Outro item que também deve ser verificado é o serviço de água e esgoto. Isso porque os terrenos em loteamento aprovados devem ter acesso à rede de esgoto, sistema de água potável, iluminação pública e escoamento de águas pluviais.


Agora que você já sabe como escolher terreno em loteamento, veja também este artigo com as principais vantagens de morar em um loteamento.

Comentários
Posts Recentes
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO?
Bons negócios começam com uma boa conversa. O que você procura?
RESIDENCIALCOMERCIALINVESTIR

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar