em Terrenos - Tempo de leitura: 5 minutos

Para quem deseja ter um imóvel mais personalizado, com grandes chances de valorização e por um investimento inicial relativamente menor, comprar um lote é uma opção interessante.

É quando fica mais simples construir de acordo com as próprias necessidades e preferências: você escolhe o número de cômodos, onde ficará a área de lazer, quantas vagas de garagem, jardim, áreas comuns, etc. 

Além disso, com o tempo, a tendência é que o bairro e o entorno se desenvolvam, valorizando, por conseguinte, o imóvel — o que, claro, pode significar a moradia em uma área nobre por um valor menor.

No entanto, da compra de um lote até a concretização da construção do imóvel, existem algumas etapas a serem cumpridas. Escolha da localização, definição do projeto arquitetônico, detalhes da morada, etc. É um caminho que exige investimento de tempo, energia e dinheiro. São muitos detalhes que envolvem a transação. 

Por isso, neste artigo, reunimos tudo o que você precisa saber antes de comprar um lote: será mesmo que é a melhor opção? Quais são as vantagens de comprar um lote? Que cuidados preciso tomar antes de investir em um terreno para construir? Saiba agora!

 

Descubra as 5 vantagens de comprar um lote:

1. Valorização do imóvel

Comprar um lote, independentemente da destinação (moradia ou investimento), significa aplicar seu dinheiro com segurança. A médio e longo prazo, a tendência é que haja uma valorização considerável do terreno não só pela área construída, como também pelo crescimento do seu entorno.

Isso porque o bairro se desenvolve através da construção de novas vias, empreendimentos comércios, opções de transporte público etc. Além de que os ganhos com a compra de um lote, por vezes, podem ser maiores que os rendimentos obtidos com o dinheiro investido em um banco.

2. Economia

Comprar um lote e construir uma casa significa economizar cerca de 30% do valor que seria investido na aquisição de um imóvel já pronto. Mesmo com os custos para a construção, o investimento em um terreno sai mais barato até do que adquirir imóveis na planta, por exemplo.

Além disso, os lotes têm a rentabilidade mais alta, ou seja o dinheiro investido na compra, que já é mais baixo, tende a trazer mais lucro com a venda do imóvel. Isso por causa da valorização com o passar do tempo.  A redução de gastos com IPTU também são menores, já que a taxa cresce na mesma proporção que o tamanho de área construída.

3. Personalização do imóvel

Ao comprar um lote, você também adquire a possibilidade de construir o imóvel que sempre desejou. Todos os detalhes podem ser projetados para atender à necessidade e aos anseios da família. Número de cômodos, área de lazer, jardim, sala de estar, vagas de garagem, etc. É perfeitamente possível personalizar a casa do seu jeito.

Apenas lembre-se de alinhar o planejamento financeiro ao projeto. Afinal, o orçamento é imprescindível na hora de materializar os objetivos.

 

+Você já leu esses?

 

4. Bom investimento

Não só pela probabilidade de valorização do imóvel a médio e longo prazo, como também pela maior facilidade de venda do espaço, comprar um lote se apresenta como um bom investimento. 

comprar um lote

Se é uma construção para morar, as chances são grandes de o imóvel se valorizar com o passar do tempo. Mas, ainda que você desista do empreendimento, vendê-lo também é uma boa alternativa, já que o custo-benefício em comprar um lote é compensador. 

Ou seja, aumentam as chances de encontrar interessados.

5. Comodidade para pagar

Ao comprar um lote, você determina a velocidade da construção de acordo com seu orçamento. Afinal de contas, nesses casos, não há prazos pré-fixados por uma empresa, cabendo somente ao proprietário definir as prioridades para erguer o imóvel no espaço. Sem pressa.

Outra vantagem é que as parcelas do financiamento para comprar um lote costumam ser menores do que para comprar uma casa já pronta. Primeiro porque o preço cobrado por um terreno é mais baixo do que o de um imóvel construído. Segundo porque as chances de ele valer mais do que o valor pago no financiamento são grandes.

Além disso, comprar um lote é um caminho mais rápido para a casa própria e o melhor: personalizada. No entanto, antes de tomar qualquer decisão, é interessante avaliar as vantagens de adquirir um imóvel já pronto ao invés de comprar um lote, assunto que falamos neste artigo.

 

Cuidados antes de comprar um lote

Agora que você já conhece as principais vantagens em comprar um lote, saiba os cuidados essenciais antes de fechar um negócio. Veja só!

Valide a situação da empresa

Consulte o registro da imobiliária ou corretor no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci). Por lá, é possível ter acesso ao documento que habilita o exercício da profissão, que é a certidão de regularidade da empresa.

Trata-se de uma maneira simples e eficiente de checar se a empresa ou pessoa está apta a realizar a venda do lote. Portanto, antes de tomar qualquer decisão, busque esse documento no Conselho. Outra dica é pedir referência de terrenos em loteamentos já lançados pela empresa.

 

Verifique a documentação do lote

Antes de comprar um lote, verifique se o local está com a documentação quite na Prefeitura. Isso significa que não há impeditivos à construção no local e que o espaço cumpre as regras ambientais brasileiras, que não permitem imóveis em áreas de proteção ou em locais com nascente de água.

Solicite no Cartório de Registro de Imóveis a certidão de propriedade, para conferir se a pessoa que está vendendo o imóvel é realmente o proprietário, bem como verifique a negativa de ônus e alienação — documentos que validam que os terrenos em loteamento estão realmente disponíveis para a venda.

Outro documento essencial é a matrícula individual do espaço, que aponta se o espaço é oriundo de uma ocupação de terra ilegítima.

 

+Você já leu esses?

 

Faça uma visita

Visite o terreno que deseja comprar. Cheque aspectos como infraestrutura, iluminação e segurança do entorno, bem como a vizinhança. O lote se localiza em um condomínio ou em rua aberta? Qual a expectativa de urbanização da área? Pesquise as possibilidades de construção de grandes empreendimentos e avenidas, especialmente se o intuito for investimento a longo prazo.

Verifique também como é o serviço de abastecimento do lote: rede de esgoto, sistema de água potável, iluminação pública e escoamento de águas pluviais. É fundamental que eles respeitem os índices urbanísticos da zona de localização.

 

Cheque a legitimidade das formas de pagamento

Ofertas com preços abaixo do mercado e que não preveem forma de pagamento devem ser checadas. Esses costumam ser sinais de que o empreendimento é irregular. Para evitar problemas, desconfie, então, quando os preços estiverem muito atrativos e as condições para fechar o negócio exijam um sinal imediato. 

comprar um lote

Antes de fazer qualquer depósito, cheque todos os pormenores: formas de pagamento, quem é a empresa que financia o lote e quais são os documentos exigidos.

 

Exija um contrato

É imprescindível a formalização de um contrato antes de comprar um lote. Exija um contrato que contemple todos os detalhes acordados na negociação: desde o valor das parcelas até os itens disponíveis no local.

Esse é o documento que confere o vínculo jurídico à transação e deve reunir os dados pessoais das partes envolvidas (nome, contato, qualificação e endereço), bem como o nome, localização e características do terreno, valor do sinal, forma de pagamento, data de entrega e indicação do responsável para pagamento de impostos.

 

 

Guarde os materiais de divulgação do imóvel

O lote deve ser entregue tal qual apresentado na oferta de divulgação. E quando a empresa não cumpre com o apresentado previamente, cabe ao cliente exigir o cumprimento de todas as condições.

Por isso, é importante guardar os materiais de divulgação do imóvel. É por meio dele que se pode provar que o produto, no caso, o lote, não está de acordo com o anunciado pela empresa. Quando isso acontece, o comprador pode ingressar na Justiça para a rescisão do contrato com restituição do valor pago ou para a troca por um produto equivalente. Fique atento!

Pronto! Depois de ler esse artigo, você já tem todas as informações que precisa saber antes de comprar um lote. E, se já tem certeza de que adquirir um terreno é a escolha certa para você e sua família, veja agora mesmo as opções da Imobiliária SL.

Comentários
Posts Recentes
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO?
Bons negócios começam com uma boa conversa. O que você procura?
RESIDENCIALCOMERCIALINVESTIR

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Em tempos de crise, vale a pena investir em terreno?