em Terrenos - Tempo de leitura: 3 minutos

Estamos vivendo tempos inusitados na história da humanidade. A pandemia do coronavírus e a necessidade de isolamento social desencadeou uma crise jamais vista no mundo. 

Cidades inteiras fechadas, parte do comércio sem poder funcionar e a taxa básica de juros de tempo em tempo, batendo recordes de queda.

Em maio de 2020, na sétima redução consecutiva desde julho de 2019, a Selic chegou aos 3% ao ano — o menor patamar histórico. Diante desse cenário: será mesmo que vale a pena investir em terrenos? É o que você descobre neste artigo. Siga a leitura!

É uma boa hora para investir em terreno?

Sim. E aqui você vai compreender o porquê. A recessão econômica mundial já é evidente e a queda da taxa Selic não é à toa. É uma tentativa do Governo em gerenciar a crise e conter, ou minimizar, os impactos econômicos causados pela pandemia do coronavírus.

Com a baixa, o valor dos créditos no mercado fica mais barato e os investimentos em fundos de renda fixa, que tomam como base a taxa Selic, têm sua rentabilidade reduzida. 

Ou seja, não vale a pena deixar o dinheiro em uma poupança, por exemplo.

Em contrapartida, é uma boa hora para investir. Os juros para contratar um financiamento para a compra de um terreno estão mais baixos. 

Dessa forma, você vai pagar menos pelo crédito que tomaria há 6 meses atrás e ainda assim investir em algo que trará melhores rendimentos do que o dinheiro na poupança.

 

 

3 vantagens de investir em terreno

Além de contribuir para a roda da economia brasileira girar, diante de um cenário de baixa produtividade, investir em terreno é garantia de um bom retorno do capital injetado. Entenda:

Valorização do terreno

Investir em terrenos é aplicar o dinheiro com segurança. Com o passar do tempo, à medida que a cidade onde se localiza o terreno se desenvolve, o espaço tende a valorizar

A médio e longo prazo, é praticamente impossível o investidor não obter ganhos consideráveis entre o valor de compra do terreno e o valor de venda, alguns anos depois.

O cenário de crise também endossa essa conta. Com a taxa Selic batendo recordes de queda, há grandes chances de o dinheiro render muito mais do que se estivesse guardado em um fundo de renda fixa, como a poupança.

 

 

Facilidade para a venda

Investir em terrenos é um bom negócio porque tem a ver com economia. Espaços não construídos são mais baratos do que imóveis prontos e o mercado, geralmente, é mais receptivo pelo custo-benefício da possibilidade. Veja:

  • Construir em terrenos representa uma economia de cerca de 30% em relação à aquisição de um imóvel pronto;
  • Terrenos têm a rentabilidade mais alta, ou seja, tendem a valorizar mais do que os imóveis prontos;
  • Há menores taxas com impostos, como o IPTU. Os valores são mais altos quando existem áreas construídas.

Então, se você busca uma opção de investimento rentável, essa é a hora. Daqui a alguns anos, a economia tende a se recuperar e a diferença entre o valor pago e o preço de venda pode ser maior que o esperado.

 

 

Facilidade no pagamento

Diante da recessão econômica, com os juros baixíssimos e pouca demanda por compra, é uma boa hora para encontrar as melhores ofertas no mercado

 

guia-para-comprar-terreno

 

Além disso, como já citado acima, o valor para contratar o crédito, inclusive imobiliário, está mais baixo. 

Ou seja, é o momento onde você paga mais barato pelo empréstimo ou financiamento e, no caso do investimento em terreno, ainda conta com parcelas menores do que as de uma casa, por exemplo.

 

 

Possibilidade de construção

Possibilidade de construção

Outro fator motivador para a compra de um terreno é a possibilidade de construir no espaço, mesmo que a intenção seja a venda. Como os custos para erguer um imóvel no terreno são mais baixos (cerca de 30%!) do que já comprá-lo pronto, investir em terrenos para construir também se apresenta como uma ótima opção para quem busca rentabilidade.

Então, além de contar com a valorização usual a médio e longo prazo, o investidor acresce as possibilidades de ganhos ao erguer um imóvel, pois certamente o preço de venda será bem maior do que a soma do valor investido desde a compra até a construção do local.

Se você está em busca de opções rentáveis de onde aplicar seu dinheiro, investir em terrenos segue como uma ótima alternativa. Diante da crise, surgiu um cenário promissor para o negócio: taxas de juros baixíssimas e opções atrativas no mercado.

Inclusive, se investir em terrenos é uma ideia que apeteceu você, conheça agora mesmo as melhores oportunidades da Imobiliária SL.

 

 

Comentários
Posts Recentes
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO?
Bons negócios começam com uma boa conversa. O que você procura?
RESIDENCIALCOMERCIALINVESTIR

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Onde morar em Francisco Beltrão?