em Construção, Terrenos - Tempo de leitura: 2 minutos

Terreno de esquina parece ser a melhor opção de investimento quando o assunto é comprar imóvel. Mas, nem sempre é a aplicação mais vantajosa.
Investir dinheiro em uma “área de canto” pode ser benéfico. No entanto, também tem suas desvantagens.

Será um bom negócio conforme o perfil do investidor e o tipo de uso que se pretende dar ao terreno.

Neste artigo vamos apresentar algumas vantagens e desvantagens de comprar e construir em terreno de esquina. Analise se este é um investimento que atenderá suas necessidades e objetivos.

 

Comércio ou residência?

Um dos primeiros aspectos a ser levado em consideração sobre um terreno de esquina é a finalidade que o proprietário tem em mente.

Ilustração de um homem em dúvida sobre a direção que deve tomar.

Ter claro qual é o objetivo na hora da aquisição de um terreno de esquina é o meio mais fácil de fazer a escolha correta.

Se a intenção é fazer uso comercial do imóvel, especialistas afirmam não existir nenhuma desvantagem. Neste caso, as vantagens já iniciam pelo fato de construir em um lote que pode ser acessado por duas vias. Além disso, haverá maior trânsito de pedestres e de veículos.

Por outro lado, se o objetivo é usar o terreno para construir residência, uma das desvantagens pode ser em relação à segurança. Isto acontece porque a moradia fica mais exposta em um terreno de esquina.

 

Menor espaço para construir

Apesar da impressão de oferecer mais espaço, um terreno de esquina tem área menor para construção de uma casa. O espaço disponível é reduzido por causa da distância que deve ser respeitada em relação às ruas em que está localizado.

 

A exigência está prevista no Plano Diretor de cada município e busca amenizar o impacto de barulhos provenientes das vias.

Por ser uma exigência prevista pelos municípios, o cumprimento dessa distância da construção em relação às ruas será indispensável para a concessão de alvará de construção. Pela mesma razão, deve ser atendida no projeto de construção.

Então, se por um lado o terreno de esquina torna-se menor devido ao zoneamento, que pode exigir recuos entre dois e três metros.

Por outro lado, possibilitam edificações arquitetônicas tecnicamente mais arrojadas e casas com duas fachadas, que atingem boa valorização no mercado.

 

Ventilação e iluminação

Ter em mãos um bom projeto de construção resultará no melhor aproveitamento de vantagens oferecidas por um terreno de esquina, como ventilação e iluminação natural.

 

Manutenção de terreno de esquina

É importante lembrar que o dono de um terreno de esquina terá “vizinhos de cerca” em apenas dois lados de sua propriedade.

Na prática, significa que precisará custear a construção de muro (ou cerca) na maior área do lote. Na lista de despesas também devem ser inclusos os gastos com calçadas e, logicamente, com manutenção de uma área maior.

 

IPTU e seguro

O Imposto Territorial Urbano (IPTU) de um terreno de esquina é um pouco mais caro. No entanto, o valor do seguro imobiliário é o mesmo para um “lote de canto” e um convencional.

 

Valorização

Como citado acima, uma casa em terreno de esquina costuma alcançar maior valor no mercado. Por isso, é um ótimo investimento para quem pensa em construir imóvel para revenda.

Agora que você sabe mais sobre as vantagens e desvantagens de um terreno de esquina é só decidir se ele é a opção de investimento que melhor atende seus objetivos.

Depois de decidir, você pode gostar de ler o artigo sobre “Como fazer terraplanagem em terreno para construir“.

Se você conhece mais alguma vantagem ou desvantagem de construir em um terreno de esquina, comente abaixo.

Comentários
Posts Recentes
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO?
Bons negócios começam com uma boa conversa. O que você procura?
RESIDENCIALCOMERCIALINVESTIR

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar