em Economia, Terrenos - Tempo de leitura: 3 minutos

Ao adquirir um terreno para construir sua casa, diversos pontos devem ser observados no projeto. Como o tamanho do terreno, os materiais que serão usados, o tempo de construção, entre muitos outros.

Porém, poucas pessoas levam em conta um fator muito importante, que é a posição do sol em relação ao terreno de sua casa.

A posição do sol pode ser determinante na construção de uma casa. Ela influencia em diversas áreas como conforto, preservação dos móveis e até mesmo economia de energia elétrica.

Imagine só um projeto onde os quartos são construídos na parte onde a casa recebe mais sol durante todo o dia. Com o decorrer do tempo isso começa a se tornar um desconforto, pois os quartos ficarão aquecidos demais.

Então, como devemos projetar um terreno para construir sua casa de forma a encontrar a melhor posição solar?

 

Os Pontos Cardeais e As Rotas do Sol

A trajetória do sol é a seguinte: o sol nasce ao leste, e se põe ao oeste.

No decorrer do dia o sol se aproxima do norte para quem está no hemisfério sul. E se aproxima do sul para quem está no hemisfério norte. Antes de se pôr ao oeste em ambos os hemisférios.

Portanto, a parte sul é a que menos recebe luz solar para quem está no hemisfério sul. Já no hemisfério norte, é a parte norte que recebe menor incidência solar.

Observações:

O Brasil tem 93% de seu território localizado no hemisfério sul, nossos exemplos serão para quem quer construir nesse hemisfério.

Como o Brasil é um país de dimensões continentais, a intensidade solar também varia conforme sua localização, mais ao norte ou sul.

 

Estações do ano.
terreno para construir- Incidência do sol nas estações do ano

Variação da posição solar conforme a estação do ano.

É importante destacar que a posição solar sofre alteração de acordo com a estação do ano. No inverno para o hemisfério sul, a Terra se inclina sobre seu eixo, fazendo que o sol incida mais luz no norte do planeta. Isto faz que a intensidade da luz solar em sua casa seja um pouco menor nessa estação. Deixando a parte sul da sua casa com menos insolação ainda.

 

Leste

A face leste da casa sempre receberá o sol da manhã, que tende a ser mais ameno.

Portanto, tendo isso em vista, o recomendado é que os quartos e as varandas estejam neste lado da casa. No fim da tarde o lado leste não recebe incidência solar, o que faz com que nesse período esses cômodos comecem a esfriar.

Além disso, esse resfriamento é de grande valia no verão, pois você pode até mesmo economizar. Se o seu quarto for fresco o suficiente, você usará menos o ventilador ou ar-condicionado, o resfriamento será natural.

Já na parte da manhã, os mesmos cômodos receberão a incidência solar, elevando a temperatura e a iluminação. Deixando o ambiente mais propício para despertar.

 

Norte

Essa é a área que receberá a luz do sol durante mais tempo, e também é a que receberá os raios mais quentes. O famoso “sol do meio-dia”.

Logo, nessa área você deve tentar colocar plantas, árvores, varandas e ferramentas (como brises e toldos) para que o local fique bem ventilado, de forma natural.

Não é recomendado que você coloque os quartos aqui. Isso pode causar um grande desconforto no verão, deixando os cômodos muito quentes e difíceis de relaxar. Sendo necessário um maior uso do ar-condicionado a noite.

terreno para construir - sol e os cômodos da casa

Exemplo de planta para determinar a posição dos cômodos em relação ao sol.

Oeste

Essa área recebe todo o sol da tarde, que aquece bastante o ambiente.

Ao escolher o terreno para construir sua casa, você pode separar essa área para a sala de estar e para a sala de jantar. Elas ficarão aquecidas o suficientes para o período da noite, e irão resfriar com o decorrer do tempo.

 

Sul

Essa é a área mais úmida e fria da casa, pois é a que recebe menos luz solar durante o dia.

Nesse caso, é preferível que você coloque cômodos de passagem como garagens, depósitos, escadas ou até mesmo a lavanderia, onde o calor não é estritamente necessário.

Colocar os quartos no lado sul da casa não é uma boa opção. Você pode sentir certo desconforto no inverno, deixando o quarto mais gelado do que o normal.

 

Considere a posição solar na hora de comprar o terreno para construir

Tudo isso pode parecer irrelevante, contudo, se essas dicas forem seguidas da maneira correta, os benefícios a longo prazo podem ser inúmeros.

A construção de sua casa na posição solar correta no terreno influencia muito no conforto durante o dia todo. Inclusive a noite!

Além disso, a luz solar pode deteriorar alguns materiais de maneira mais rápida, como a madeira (material mais utilizado em móveis). Portanto, se você conseguir preservar seus móveis de uma luz solar muito intensa, você também estará conservando-os. Fazendo com que durem mais tempo.

terreno para construir - sol danifica os móveis

Recomendamos que você procure um arquiteto capacitado e que entenda incidência solar em residências. Dessa forma, ele poderá aconselhá-lo a como escolher um terreno para construir sua casa e como projetá-lo de forma correta.

 

Ferramentas:

Tem dúvidas dos pontos cardeais. Então leve sempre uma bússola junto com você.

Para Android: GOOGLE PLAY

Para iPhone: APP STORE

 

Leia Também:
10 Passos Para Estar Seguro ao Assinar um Contrato de Compra e Venda de Terreno

Comentários
Recommended Posts
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO?
Bons negócios começam com uma boa conversa. O que você procura?
RESIDENCIALCOMERCIALINVESTIR

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

construir ao invés de comprar imóvel prontoDicas para Economizar e Comprar o Primeiro Terreno