em Geral, Terrenos - Tempo de leitura: 3 minutos

Terreno à venda é sempre uma excelente possibilidade de investimento, especialmente para quem pretende construir a casa própria.

No entanto, o interessado em comprar um terreno deve tomar certos cuidados para evitar cair em ciladas e ter incômodos futuros.

Um dos principais riscos é o de adquirir um terreno irregular, como os localizados próximos às áreas de preservação ambiental, onde a construção de imóveis é proibida.

Para evitar descobrir este e outros problemas só depois de assinar o contrato de compra e venda, faça uma “varredura” sobre tudo que envolve o terreno à venda no qual pretende investir.

Na sequência apresentamos seis dicas importantes para prevenir frustrações pela escolha errada de um terreno â venda. Acompanhe:

 

1 – Documentação

A primeira coisa a verificar sobre um terreno à venda é a matrícula individual do lote. Ela é como uma certidão de nascimento de um lote e a garantia que o bem não é fruto de uma ocupação irregular. Só pela matrícula o comprador já tem a chance de evitar muita dor de cabeça.

 

Casal lendo e assinando o contrato de compra de uma imóvel.

A matrícula deve ter sido registrada em cartório de imóveis, e este é obrigado a fornecer informações sobre a situação do lote aos interessados.

O documento mostra o histórico do imóvel. Isso inclui o que foi feito em relação a compra e venda, antigos donos, se houve construção, demolição e outras averbações.

Caso tenha dificuldade para compreender os dados da matrícula, procure ajuda de uma imobiliária de confiança para a tradução dos termos.

 

2 – Preço

Avalie se o valor pedido pelo terreno à venda condiz com a realidade da região em que está localizado. Procure ainda informações de imobiliárias sobre os preços de mercado de outros terrenos no mesmo bairro ou região, e compare com os de outros bairros também.

Tente descobrir se têm o mesmo o valor ou valor aproximado. Uma ideia é apurar o valor pago por lotes vendidos na mesma área recentemente. Assim é possível ter ciência do que seria um preço justo.

 

3 – Impedimentos legais sobre um terreno à venda

Legalmente podem ser impostas algumas limitações sobre um lote, como por exemplo, em relação ao tipo de construção, sua finalidade e tempo de obra.

Essas restrições são comuns em áreas como condomínios fechados, que costumam determinar no próprio contrato de compra e venda padrões para uso de terrenos e edificações.

 

Pessoa prestes a assinar um contrato de compra de terreno.

É importante estar ciente de todas normas do condomínio antes de prosseguir com a aquisição do imóvel.

Nos condomínios residenciais ainda é recorrente o estabelecimento de um tamanho mínimo para construção de casas, de quantidade de pavimentos, se a frente do lote pode ou não ser fechada com muro, entre outras regras.

 

4 – Valorização/investimento

Estude a expectativa de valorização do terreno à venda. Para isso, considere a estrutura do bairro, a localização, vizinhança e fatores já descritos nos outros tópicos.

 

Gráfico subindo, demonstrando a valorização do imóvel adquirido.

Em algumas cidades um terreno em condomínio fechado pode sofrer valorização superior a de um lote em bairro aberto.

Lembre que, como qualquer investimento, a compra de imóvel pode se tornar um mau negócio. Isso acontecerá caso um levantamento criterioso não seja realizado antes da compra.

 

5 – Largura do terreno

Em certas situações, o terreno à venda pode estar situado no local perfeito para você, mas não ter as medidas ideais para construir a casa que imagina.

Por esta razão, ao avaliar a compra de um lote é importante conferir suas medidas e estudar se o projeto que pretende executar cabe no espaço disponível.

Leia o artigo “É possível construir a casa ideal em qualquer tamanho de terreno?” e descubra como planejar a casa de acordo com as dimensões do terreno.

 

6 – Vizinhança imediata e vizinhança próxima

Na linguagem imobiliária existem dois tipos de vizinhança: A imediata e a próxima. A primeira se refere aos imóveis imediatamente em volta do seu.

Então, fique atento ao escolher um terreno à venda para não comprar um que fique ao lado de um salão de festas, boate, bar, ou terreno baldio. Afinal, ninguém gosta de ter barulho e incômodo como vizinhos. Já a vizinhança próxima se trata da estrutura do bairro como um todo:

Movimentação, tipos de residências e comércios. Se é uma região residencial, comercial ou mista, entre outras características.

Gostou das dicas sobre terreno à venda? Então o artigo “Projeto de construção não é frescura. É necessidade e evita problemas futuros” também vai interessar.

Comentários
Posts Recentes
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO?
Bons negócios começam com uma boa conversa. O que você procura?
RESIDENCIALCOMERCIALINVESTIR

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Corretor de imóveis e um casal de clientes, negociando m terreno de esquina.Terrenos em um loteamento em Francisco Beltrão.